31.3 C
Três Lagoas
sábado, 19 de setembro, 2026

Nenhum candidato poderá ser preso a partir deste sábado

Prisão, no entanto, poderá ser aplicada quando houver flagrante delito.

A partir deste sábado (17), nenhum candidato a cargos eletivos nas eleições deste ano poderá ser detido ou preso, a menos que seja em flagrante delito. A regra está prevista no Código Eleitoral e no calendário eleitoral de 2022 aprovado pelo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida vale até 48 horas após o encerramento do pleito, marcado para 2 de outubro.

Por meio dessas regras, a Justiça Eleitoral busca evitar que abusos sejam cometidos no período, em especial, perseguições políticas que resultem no afastamento de candidatos de suas campanhas, ou mesmo a provocação de repercussões negativas contra adversários políticos.

De acordo com o Art. 236 do Código Eleitoral, membros das mesas receptoras e fiscais de partido também não poderão ser detidos ou presos durante o exercício de suas funções, “salvo o caso de flagrante delito”.

Ainda segundo a legislação, nenhuma autoridade poderá, desde 5 dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, “prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”.

Caso ocorra “qualquer prisão”, o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente. Caso o juiz verifique a ilegalidade da detenção, caberá a ele relaxar a prisão e responsabilizar eventuais coautores da prisão.

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas vira capital do karatê neste domingo com disputa nacional e cerca de 1 mil atletas

VII Open Nacional de Karatê – Beatriz Tihara reúne competidores de vários estados, vale pontos para ranking nacional e pode ajudar atletas na busca pelo Bolsa-Atleta

Pesquisa do Procon revela preços de carnes e mostra onde estão os menores valores em Três Lagoas

Levantamento com 30 produtos aponta cortes bovinos, suínos e de frango com preços que variam entre os estabelecimentos

Castramóvel chega ao Paranapungá com castração gratuita e atendimento para cães e gatos

79ª etapa começa na terça-feira (22) na Associação de Moradores e deve permanecer no bairro até 6 de novembro
error: Conteúdo Protegido