20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Saúde: Diretora da Vigilância Sanitária fala sobre H1N1 no Município

Saúde – 25/07/2012 – 11:07

Nesta quarta-feira (25) a Radialista Toninha Campos recebeu em seu programa, na Rádio Caçula a diretora do setor de Vigilância e Saúde, Neide Yuki, para falar sobre a campanha de vacinação da H1N1 (Gripe A), que atingiu 86% da meta no Município.

Sobre os casos em Três Lagoas, Neide informou a população que houve apenas uma confirmação do vírus, em uma criança de dois meses, que ficou internada no Hospital de Campo Grande (MS), medicada e voltou para a cidade para receber medicação. Existem 17 casos suspeitos no Município neste momento.

As campanhas de vacinações anuais da Gripe A tem início antes do inverno devido o vírus fazer efeito no organismo no período de 15 dias a partir da imunização, disse a diretora. Devido às mutações, as proteínas da Influenza variam bastante e deixam de ser reconhecidas pelos anticorpos. Por isso, são produzidas novas vacinas todos os anos. Com o passar do tempo a imunização se perde, pois não temos mais proteção cruzada contra novas linhagens do vírus, afirmou.

A população está assustada devido o caso confirmado e as 17 suspeitas. Neide conta que a campanha da gripe se prorrogou até julho e quando começou aparecer os casos do sul do país, a demanda aumentou no Município.

Neide pediu atenção à higiene como prevenção contra a gripe A, como lavar as mãos frequentemente, evitar locais fechados, se estiver com gripe ficar em casa, e esperar melhorar o estágio, deve-se abrir a casa, deixar o local arejado, evitar ficar perto de pessoas com tosse, usar lenços descartáveis, álcool em gel, lavar as mãos, evitar aglomerações.

O Público alvo para a vacinação no momento são crianças de 2 meses a 2 anos de idade, os idosos que não tomaram a vacina, devem esperar a próxima campanha. Devido à falta de vacinação no país, a diretora informa que se algum cidadão treslagoense estiver com gripe, febre muito alta acima de 38°C, dor de cabeça intensa, dor nos músculos, e dificuldade para respirar, deve procurar o médico, que pode prescrever o Tamiflu.

O Tamiflu – Fosfato de Oseltamivir – (Roche) é um medicamento disponível para prevenir e tratar o aparecimento dos sintomas de gripe. Não é um substituto para o tiro da gripe sazonal, mas estudos mostraram que ele diminuir o tamanho dos sintomas da gripe. Ele está disponível em forma de comprimido e forma líquida com sabor de fruta para crianças com mais de um ano de idade e adultos que têm dificuldade em tomar pílulas. Para tratamento de gripe, doses para crianças são de 30 mg a 75 mg, Considerando que são doses adultos 75 mg.

A diretora do setor de Vigilância e Saúde agradeceu Toninha Campos pelo apoio e divulgação na Rádio Caçula, que sempre colabora com as campanhas da saúde, e agradece a população que participou da imunização, sendo atingida a meta no Município.

Fonte: Da redação / Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capítulo Roberto Ribeiro de Souza nº 460 – 25 Anos de História, Amizade e Fraternidade

No último sábado, dia 1º, no Templo  da Loja Maçônica Regente Feijó IV n. 4, foi realizada a celebração dos 25 anos de Instalação...

Briga dentro de shopping em Três Lagoas viraliza nas redes sociais

Vídeo que circulou nesta terça-feira mostra dois homens trocando socos e ameaças próximo à porta de entrada do estabelecimento.

Em uma noite, duas mulheres são vítimas de feminicídio em MS

Crimes em Jardim e Aparecida do Taboado elevam número de feminicídios no estado em 2025