19.5 C
Três Lagoas
sábado, 12 de julho, 2025

Juros cobrados dos consumidores atingem menor nível desde 1995

Geral – 16/01/2012 – 16:01

Os juros cobrados dos consumidores nos financiamentos alcançaram, em dezembro, o menor nível desde 1995, segundo levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgado nesta segunda-feira (16).

Das seis linhas voltadas para a pessoa física que foram pesquisadas pela Anefac, uma se manteve estável e cinco foram reduzidas.

Livrar-se das dívidas exige comprometimento e disciplina. É preciso que se faça um diagnóstico preciso da situação financeira da família e que todos se dediquem a cortar gastos. Especialistas ouvidos pelo UOL listam, a seguir, 12 dicas para quem quer arrumar suas contas e ficar no azul Arte/UOL

Em nota, a Anefac atribui a queda na maior parte dos empréstimos para consumidores às medidas que o Banco Central e o Ministério da Fazenda vêm promovendo para incentivar o consumo.

As medidas mais importantes nesse sentido, para a Anefac, teriam sido a última redução da taxa básica de juros da economia, a Selic (que, em novembro, caiu de 11,5% para 11% ao ano) e a queda do IOF nas operações de crédito.

Juros das lojas caíram para 5,36%, taxa do cartão de crédito ficou estável

Os juros cobrados nos financiamentos feitos diretamente pelas lojas caíram de 5,46% ao mês para 5,36% mensais.

A taxa do cheque especial teve queda de 8,41% para 8,36% ao mês; a do Crédito Direto ao Consumidor, oferecido pelos bancos, de 2,20% para 2,18% ao mês.

Caíram também os juros cobrados no empréstimo pessoal concedido pelos bancos (de 4,39% para 4,21%) e do empréstimo pessoal concedido pelas financeiras (8,88% para 8,66%).

No caso do cartão de crédito, a taxa se manteve estável, na comparação com novembro, em 10,69%. É a mesma taxa cobrada desde dezembro de 2010.

Expectativa é de novas reduções nos próximos meses

Entre os juros cobrados das empresas, todas as três linhas de crédito pesquisadas tiveram redução na taxa.

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica caiu de 3,98% ao mês (59,92% ao ano) em novembro de 2011 para 3,87% ao mês (57,72% ao ano) em dezembro. É a menor taxa média de juros registrada desde fevereiro de 2011.

A expectativa da Anefac é que novas reduções sejam feitas nos próximos meses, tanto nos juros cobrados dos consumidores como das empresas.

Fonte: Do UOL, em São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...