31 C
Três Lagoas
sábado, 16 de agosto, 2025

PROCON-TL marcou presença em evento nacional sobre Direitos do Consumidor

As servidoras do Procon de Três Lagoas, Bruna dos Santos Alcântara e Pâmela Cristiny Souza Diniz, participaram nos dias 17, 18 e 19 de agosto, em Brasília/DF, da 27ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SNDC e do XX Congresso Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON).

Realizado na sede do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, o Congresso teve como tema “A Defesa do Consumidor e o Novo Normal”, sendo debatidos os reflexos da pandemia da COVID-19 nas relações de consumo, as inovações tecnológicas, as mudanças nos marcos legais do Código de Defesa de Consumidor, na Lei de Superendividamento, e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com a participação de Procons de todo o território brasileiro no encontro, o secretário nacional do Consumidor, Rodrigo Roca e demais instituições envolvidas, realizaram debates sobre a defesa do consumidor e as principais ações para melhor contribuir com o Sistema de Defesa do Consumidor. Na ocasião foram apresentadas considerações pontuais sobre o novo sistema PROCONSUMIDOR – implantado no Procon/TL desde 02 de Maio deste ano.

Segundo as servidoras o ponto alto de todo o encontro ficou a cargo dos membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que se manifestaram contra o mínimo existencial fixado pelo Decreto n° 11.150/22”.

A servidora Pâmela reitera a gravidade de tal normativa. “Não podemos nos omitir diante de uma legislação que proporciona ao consumidor a quantia de R$ 303,00 mensais como mínimo existencial para sua sobrevivência. Valor este equiparado a condição e miserabilidade.”

Bruna complementa que “aceitar este Decreto é o mesmo que tapar nossos olhos diante da realidade de inúmeros consumidores que nos procuram superendividados e que jamais conseguiriam viver com o valor destinado como mínimo existencial”.

O Assessor Especial do PROCON/TL, Jurandir da Cunha Viana Junior “Nuna”, finaliza dizendo que “este é um dos maiores congressos de atualização e capacitação sobre o direito do Consumidor. Com certeza, o encontro proporcionou o aperfeiçoamento e a qualificação necessária para as nossas servidoras, com objetivo de melhorar o atendimento aos consumidores de Três Lagoas”.

Com informações da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Varzeano 2025 define campeão neste domingo em Três Lagoas

Finais acontecem no Recanto do Galo com promessa de jogos disputados e casa cheia A temporada 2025 do Campeonato Varzeano de Três Lagoas chega ao...

Portaria estabelece requisitos de programa que permite venda de produtos de origem animal

Com a adesão, produtos como queijos, mel, embutidos e outros de origem animal, poderão ser vendidos em todo o Estado desde que estejam inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município em que são fabricados.

Grêmios estudantis assumem protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher

O programa envolve gremistas das 337 escolas da Rede Estadual, distribuídas nos 79 municípios, em uma jornada de 40 horas formativas.