32.3 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Guerreiro visita recinto onde pacientes fazem Equoterapia pelo SUS

O prefeito Angelo Guerreiro, juntamente com a secretária municipal de saúde Elaine Furio, estiveram na manhã desta terça-feira (09), visitando o recinto onde acontecem as sessões de Equoterapia com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento cinesioterapêutico, e é recomendado para pessoas com doenças neurológicas e tratamento de pessoas com transtornos de neurodesenvolvimento.

Em seu discurso, Guerreiro ressaltou o pioneirismo da Três Lagoas, sendo a única do Estado de MS que oferece este tipo de tratamento pela rede pública de saúde. “Por se tratar de algo novo, tivemos que trabalhar o dobro para elaborarmos um projeto de contração deste tipo de serviço dentro da legalidade”, comentou.

(Foto: PMTL)

Guerreiro explicou que este tratamento é ofertado somente para os usuários do SUS que realmente necessitam desse tratamento, sendo que os encaminhados são avaliados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Clínica da Criança e Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), antes de começar o acompanhamento.

A secretária de Saúde agradeceu a participação das demais pastas da Administração Municipal envolvidas nos embates burocráticos para a idealização do projeto, e salientou que a Prefeitura oferece uma rede de atendimentos na Clínica da Criança, onde esses pacientes estão inseridos.

“Este projeto não se trata de uma ação isolada, praticamente dobramos o número de profissionais na Clínica da Criança, o número de atendimento neste ano, já ultrapassa os realizados durante todo o ano passado inteiro. Trata-se de um fortalecimento da rede municipal completa voltada para todos os pacientes”, pontuou Elaine.

Enquanto aguardava o atendimento, o paciente Lorenzo Gabriel, de 04 anos de idade, diagnosticado com autismo, começou a chorar, e a avó que o acompanhava na sessão explicou. “Ele quer montar no cavalo, ama cavalos, e não entende que tem que esperar a vez dele. Essa é a segunda sessão dele e já é nítido a evolução em vários aspectos”. Lorenzo também é atendido pela Rede Municipal com fonoaudióloga.

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem participar da terapia crianças a partir de 02 anos de idade, o agendamento do paciente será realizado pela SMS, conforme a prescrição dos profissionais de saúde da Rede Municipal – médico psiquiatra e médico neurologista.

Ao todo são oferecidas 40 vagas para sessões semanais às terças e quartas-feiras, com duração de 30 minutos.

O paciente deve seguir o fluxo de atendimento como de qualquer especialidade, ou seja, passar pela Unidade de Saúde de seu bairro e depois ser encaminhado para o especialista indicado (neurologista e psiquiatra), que prescreverá o tratamento caso necessário.

Também estiveram presentes representantes do comércio local, como Móveis Gazin , Casas Bahia , Relojoaria Estrela Dalva e Casas Pernambucanas, além das instituições Senac,  Sindicato Rural , Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas (Sindivarejo), Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas  e  Instituto de Desenvolvimento Social, Económico e Ambiental de Mato Grosso do Sul (IDSEAMS).

Com informações da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dona de casa de shows é baleada durante assalto em Três Lagoas

Comerciante de 54 anos foi surpreendida ao fechar o caixa do estabelecimento e sofreu três perfurações no tórax, onde Polícia Civil e SIG investigam o caso.

Coalizão pela Pré-Escola inicia ações em Mato Grosso do Sul para fortalecer a Educação Infantil

Parceria nacional propõe planejamento, formação e acompanhamento para elevar a qualidade da pré-escola na rede pública desde a primeira infância

MS terá três mega usinas de energia solar com potencial para suprir 63% do consumo atual do Estado

Iniciativa envolve parceria com a Casa dos Ventos, com investimento de R$ 5,12 bilhões