21.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Termina hoje campanha de vacinação contra a gripe em todo Estado

17/05/2013 09h49 – Atualizado em 17/05/2013 09h49

Por: Campo Grande News

Depois de prorrogado prazo, hoje é o último dia da campanha de vacinação contra a gripe em Mato Grosso do Sul. O término havia sido estendido porque os municípios não atingiram a meta de 80% do público-alvo.

A vacina está sendo oferecida gratuitamente nos postos de saúde. As unidades básicas ficam abertas hoje até 17h.

O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Estão enquadrados como público-alvo: gestantes; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres até 45 dias após o parto; indígenas; crianças de seis meses a menores de dois anos; profissionais de saúde; além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.

Além da vacina, outras medidas simples de higiene pessoal são fundamentais para evitar a contaminação por gripe. É importante higienizar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); usar lenço descartável; proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante, ainda, que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar para eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias e que a população mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Semana começa com máximas de 36°C e permanência de onda de calor

Manhã começou com 23ºC, onde o clima deve esquentar ao longo do dia.

Homem perseguido por atiradores em caminhonetes foi alvejado com dois tiros

As causas do crime ainda estão sendo apuradas pela polícia de Três Lagoas.

FAKE NEWS: Radialista é dado como morto em Três Lagoas

Na noite deste sábado (27), o radialista do grupo de Comunicação Caçula FM, Benê Soares, foi vítima de uma 'fake news' em Três Lagoas. Informações...