13.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Prefeitura de Três Lagoas oferece Equoterapia para usuários do SUS

A prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou a ofertar, nesta semana, tratamento com equoterapia. A modalidade é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento cinesioterapêutico.

O uso de cavalos como forma terapêutica é recomendado para pessoas com doenças neurológicas e tratamento de pessoas com transtornos de neurodesenvolvimento.

As atividades acontecem duas vezes por semana no Recinto de Exposições “Joaquim Marques de Souza”. A equipe responsável pelo serviço é composta por seis profissionais, sendo: dois fisioterapeutas, um psicólogo, um equitador e dois auxiliares/guias.

O TRATAMENTO

O fisioterapeuta Eduardo Conti explica que, primeiramente, é realizada a avaliação do paciente para verificar qual o grau cognitivo e neurológico e qual programa será indicado para a terapia.

Eduardo explicou que a “Equoterapia é dividida em quatro programas, que são realizados conforme a evolução das sessões. Não existe um tempo mínimo e nem máximo para o tratamento.”

Esses programas são:

1º hipoterapia – para praticante que não tem condições de montar sozinho no cavalo;

2ª educação e reeducação – com uso de brinquedo lúdicos mediante as dificuldades cognitivas;

3ª equitação – praticante inicia o trabalho de rédeas (irá aprender a andar sozinho no cavalo, os comandos de tocar, virar, parar) e por fim, a última fase;

4ª esporte adaptado – quando o praticante começa a aprender o esporte de três tambores.

BENEFÍCIOS

“A mudança do meu filho foi total depois que começou a Equoterapia”, disse Carla Muriel mãe do Murilo Henrique de sete anos, que tem paralisia cerebral. “Ele evoluiu muito na postura, no medo do animal, equilíbrio, firmando e esticando o corpo. Antes você o colocava sentado e ele caia, agora consegue ter o reflexo de equilibrar”, ressaltou a mãe do paciente que faz todo tratamento no Município com acompanhamento também de fisioterapia e terapia ocupacional.

Miriã da Cruz é mãe da Gabrielly Vitoria, de 10 anos, disse estar empolgada com a terapia e espera ver a evolução da filha. “Tenho certeza que o tratamento vai ajudar na postura e comportamento dela, as vezes ela acaba ficando bem agitada. O Eduardo me explicou que o foco das sessões dela é tratar a lesão que ela está na coluna, a escoliose, devido a síndrome de Dravet.”

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem participar da terapia crianças a partir de 02 anos de idade, o agendamento do paciente será realizado pela SMS, conforme a prescrição dos profissionais de saúde da Rede Municipal – médico psiquiatra e médico neurologista. Ao todo são oferecidas 40 vagas, para sessões semanais às terças e quartas-feiras, com duração de 30 minutos.

O paciente deve seguir o fluxo de atendimento como de qualquer especialidade, ou seja, passar pela Unidade de Saúde de seu bairro e depois ser encaminhado para o especialista indicado (neurologista e psiquiatra), que prescreverá o tratamento caso necessário.

Com Informações da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas garante verba do Mercosul; US$ 16 milhões será dividido com outro município

Município será beneficiado com financiamento não reembolsável do Focem, assinado em cerimônia com presença de Lula na Argentina Três Lagoas foi incluída entre os municípios...

Três Lagoas desperta interesse internacional com modelo de desenvolvimento industrial

Comitiva liderada por representante da ONU, visita o município para conhecer estratégias de expansão econômica e implantação do polo de celulose Na manhã desta quarta-feira...

Motociclista sofre fraturas após sair repentinamente de residência e ser atingido por carro

Acidente mobiliza Corpo de Bombeiros e interdita via movimentada de Três Lagoas no início da noite desta quarta-feira.