Economia – 17/07/2012 – 16:07
O escritório regional do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em Mato Grosso do Sul convida as entidades sindicais para uma reunião. O encontro será às 9 horas do dia 26, uma quinta-feira na FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), rua 26 de agosto, 2.296 no bairro Amambaí, em Campo Grande.
O objetivo da reunião é apresentar aos sindicatos o trabalho desenvolvido pela instituição e a importância das entidades sindicais se filiarem ao DIEESE.Podem se filiar sindicatos ligados a qualquer uma das Centrais Sindicais.
Os Escritórios Regionais são unidades criadas para desenvolver regionalmente os trabalhos de assessoria, pesquisa e educação e atender às entidades locais filiadas em todo o país.
Conforme enaltece, Sueli Veiga Melo, Coordenadora do Escritório do DIEESE em Mato Grosso do Sul, “não há dúvidas sobre a importância do instituto de pesquisa.” Atualmente a instituição possui regionais em 18 estados e 671 entidades associadas, entre elas nove aqui do Estado. “O principal objetivo do DIEESE é desenvolver pesquisas que fundamentem as lutas dos trabalhadores, para que possam fazer suas reivindicações com maior consistência”, afirma.
Sueli enfatiza os cinco eixos temáticos que orientam toda a produção do DIEESE: emprego, renda, negociação coletiva, desenvolvimento e políticas públicas. “Além disso, o DIEESE presta assessoria na definição de pautas e nas negociações salariais, realiza pesquisas detalhadas e específicas sobre as categorias e sobre o custo de vida (preços da cesta básica da Capital) e educação e formação dos trabalhadores”. O Coordenador de relações sindicais do DIEESE, José Silvestre Prado de Oliveira, participa da reunião em Campo Grande.
O dirigente classifica que com a presença do DIEESE os trabalhadores poderão ter subsídios mais seguros para negociar com os empregadores. “É de uma importância fundamental para o Mato Grosso do Sul.A presença do DIEESE trará uma contribuição muito importante para o movimento sindical sul-mato-grossense. O DIEESE embora seja uma instituição do movimento sindical é reconhecido nacional e internacionalmente. O trabalho vai além da construção de estudos e indicadores passando a ser um instrumento que ajuda a fazer transformações sociais dentro do arcabouço legal da instituição”, diz.
Fonte: Ascom/ FETEMS