13.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de agosto, 2025

CAPS II promove projeto de integração com a comunidade

Entretenimento – 16/07/2012 – 17:07

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS-II) está promovendo o projeto “Café, Arte e Vida”, desde a terça-feira passada (10), com o envolvimento e integração de vários setores da Administração Municipal e também da iniciativa privada, através de órgãos não governamentais, como igrejas e outras entidades.

O projeto, idealizado pela psicóloga Caroline Queiroz Dutra, deverá estender-se por todo o segundo semestre de 2012, com vasta programação de atividades culturais e de lazer, como dança, teatro, música, esportes, artesanato e outras.

Os objetivos principais do “Café, Arte e Vida”, além do envolvimento e integração da comunidade “nas ações do processo de atenção e terapia do portador de transtornos mentais graves, severos e persistentes, tem a finalidade de desmistificar e romper antigos procedimentos, infelizmente, ainda existentes na sociedade, quando se depara e convive com pessoas com esses sintomas”, explicou a coordenadora do CAPS-II, Luciana Assi de Lima.

Ela informou que o CAPS-II, situado na Rua Zuleide Peres Tabox, número 950, Bairro Vila Nova (esquina com a Avenida Eloy Chaves), atende das 7h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Orientações também podem ser obtidas pelo telefone 3929-1570.

“Estamos com 427 usuários do CAPS com transtornos mentais graves, severos e persistentes, com idade acima de 18 anos e que precisam, além dos medicamentos controlados, de atenção e acompanhamento de profissionais especializados”, informou Luciana.

Graças a esse trabalho, os resultados têm sido positivos, porque, no primeiro semestre deste ano, “tivemos necessidade de apenas seis internações”, comentou a coordenadora do CAPS-II.

ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO

O projeto “Café, Arte e Vida” prevê envolvimento e participação dos mais variados setores da comunidade três-lagoense. O primeiro a aderir ao projeto foi um grupo de jovens e adolescentes da Igreja Assembleia de Deus, “previamente preparados para esse trabalho”, conforme assegurou a psicóloga Caroline.

O grupo, liderado pelo jovem Abner Rhidiel Albuquerque Ribeiro, já marcou presença no CAPS-II, no período da tarde da última sexta-feira (13), em uma série de atividades de convívio, previstas no projeto.

Fonte: Assecom

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto prevê prevenção ao diabetes infantil nas escolas de Três Lagoas

Proposta quer instituir campanha anual de conscientização na semana do Dia Mundial do Diabetes

Três Lagoas celebra o Dia de Santa Dulce dos Pobres com missa especial nesta quarta-feira

Padre Cláudio convida a comunidade para celebração na Capela São Geraldo, às 19h, em homenagem à primeira santa brasileira Nesta terça-feira, 13 de agosto, a...

Colisão entre carro e bicicleta deixa ciclista ferida no Centro de Três Lagoas

Acidente ocorreu no cruzamento da Av. Eloy Chaves com a rua Orestes Prata Tibery, onde vítima foi socorrida pelo SAMU.