35 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

SEMEA emite alerta sobre queimadas neste período de estiagem em Três Lagoas (MS)

A região de Três Lagoas, assim como em diversas cidades do País, já sofre os impactos da estiagem sempre predominante entre maio e outubro. Embora ainda em índice tolerável, o clima seco já reflete na vegetação e aponta para um dos problemas mais recorrentes no Município: queimadas.

Constantemente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) realiza a divulgação de ações e frequentes fiscalizações para coibir esta prática, considerada crime ambiental.

Houve uma queda no número de denúncias nos seis primeiros meses deste ano, porém, o alerta permanece principalmente aos proprietários de terrenos baldios que não fazem a devida e obrigatória limpeza.

“A nossa equipe está incansavelmente atendendo às denúncias. Quando identificado, o autor recebe orientações de Educação Ambiental e esclarecimentos sobre a lei que define a prática como crime ambiental. Em casos de reincidência ou flagrante, lavramos a notificação e, consequentemente, o cidadão pode ser multado”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Maysa Costa.

O levantamento da SEMEA mostra que de janeiro a junho de 2021 foram registradas 98 denúncias. Neste ano, no mesmo período, houve menos denúncias, 55 registras.

O valor da multa é de 100 UFIM’s por cada lote incendiado. Considerando que o UFIM está custando R$ 5,6498, o infrator poderá desembolsar R$ 564,98.

A diretora complementa dizendo que esta conscientização só funciona em conjunto com a comunidade, “uma vez que a população precisa colaborar denunciando, repassando a localização exata do local que está sendo queimado e se, possível, a identificação do autor para que possamos reduzir cada vez mais este risco à natureza e à saúde humana e animal”, concluiu.

SERVIÇO
Para denunciar queimadas, o telefone da SEMEA é (67) 3929-1852 ou na Ouvidoria Geral (67) 3929-1488.

Com Informações: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

À Rádio Caçula, ministra diz que redução da importação de fertilizantes pode refletir na redução de preços ao consumidor

Simone Tebet salientou que pode ser um sinal para a redução da dependência de aproximadamente 15% da dependência da importação de nitrogenados, assim que a UFN3 estiver em funcionamento em Três Lagoas.

Alunos da AEMS de Três Lagoas são finalistas do Festival da Juventude de Mato Grosso do Sul

Caio Gabriel Dias Jurado, Leticya Guimarães de Freitas e Luiz Renato de Souza Santos explicaram sobre seus projetos em entrevista à Rádio Caçula nesta segunda-feira (29).

Semana começa com 137 vagas de emprego disponíveis para Três Lagoas na Casa do Trabalhador

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.