23 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Mato Grosso do Sul tem 490 mil doses de vacina contra Influenza disponíveis

Em um período de grande circulação viral, 490.286 doses de vacina contra Influenza continuam disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A informação é da coordenadora de Vigilância Epidemiológica e gerente técnica de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ana Paula Rezende Goldfinger.

O Ministério da Saúde entregou 1.068.980 doses para um público alvo de 1.048.221 indivíduos no Estado, mas apenas 578.694 foram aplicadas até o momento, como consequência da baixa procura da população.

Enquanto sobram vacinas, 93 pessoas morreram neste ano e 340 pessoas foram internadas por conta da doença em Mato Grosso do Sul, segundo a gerente de Influenza e doenças respiratórias da SES, Lívia de Mello Almeida Maziero.

O grande risco é o óbito. Já neste ano 93 pessoas morreram em Mato Grosso do Sul em decorrência da Influenza e tivemos 340 casos graves, de pessoas que precisaram ser internadas por causa da doença. Este é um período sazonal de vírus respiratório. Durante dois anos tivemos o predomínio da circulação da Covid-19, agora temos também a Influenza e vários vírus respiratórios circulando. Como tem vacina para Covid-19 e Influenza, a forma de prevenção é essa, além do distanciamento social, uso de máscara e álcool”, disse Lívia.

Em Mato Grosso do Sul, a cobertura vacinal do grupo prioritário – composto por crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos (60 anos ou mais de idade entre os trabalhadores de saúde, indígenas e não indígenas) e professores – chegou a 56,7% com a aplicação de 404.292 doses em um universo de 783.242 pessoas. 

Já entre adolescentes, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, integrantes das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, funcionário do Sistema de Privação de Liberdade, pessoas com deficiência permanente, detentos e trabalhadores de transporte e portuários o índice ficou em 25,9%.

No fim de junho, a imunização foi aberta para todos os grupos a partir de seis meses em Campo Grande. A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra três dos vírus: H1N1, H2N3 e Influenza B.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS leva ‘visão de futuro’ até a COP30 e apresenta trabalho referência em sustentabilidade e desenvolvimento

O governador Eduardo Riedel participa, junto aos secretários titular e adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente Jaime Verruck e Artur Falcette, de inúmeras agendas na capital paranense.

Abertas inscrições do Processo Seletivo Simplificado para professores temporários da REE-MS

Será admitida a inscrição somente via internet, no portal www.avalia.org.br, até as 17h do dia 25 de novembro de 2025, respeitado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.

Coronel David rebate narrativa do PT e reafirma defesa do combate firme ao crime organizado

No Mato Grosso do Sul, Coronel David foi responsável pela criação do BOPE e do Batalhão de Choque, unidades que hoje são referência no enfrentamento direto às facções.