21.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Ginástica laboral como prevenção de doenças do trabalhador

Saúde – 11/07/2012 – 18:07

A Ginástica Laboral (GL) é uma prática adotada por diversas empresas como prevenção de doenças como depressão e Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

“Atualmente a GL já faz parte da política das empresas, pois a prevenção tem um custo de investimento muito menor do que um trabalhador doente”, disse a coordenadora do projeto na Prefeitura, Darlene Heloisa Ferrari Ruiz. y

Na Prefeitura são 70 setores participantes das atividades. De forma voluntária, mais de 700 servidores fazem 10 minutos desta atividade de duas a três vezes na semana.

“Isso mostra uma conscientização do servidor com relação a sua saúde e um reconhecimento dos benefícios conseguidos através da Ginástica Laboral. O desempenho efetivo da Ginástica Laboral depende da participação regular dos trabalhadores, por isso é tão importante a conscientização do servidor”, explicou Darlene.

O Programa Municipal de Atividade Física e Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, conta atualmente com cinco profissionais focados em fazer com que os trabalhadores conheçam o próprio corpo e entenda as necessidades de seu funcionamento.

De acordo com Darlene, o recomendado para quem trabalha com movimentos repetitivos e constantes é que a cada uma hora trabalhada, são necessários dez minutos de descanso. “A sensação que as pessoas têm é de perda de tempo, mas está comprovado que a GL melhora a produtividade do trabalhador. Temos que respeitar o nosso corpo e com a Ginástica Laboral o servidor se sente mais disposto para realizar suas atividades no decorrer do dia. É importante que os servidores e seus superiores tenham esse conhecimento, pois ainda hoje algumas pessoas alegam falta de tempo para praticar a ginástica”, afirmou Darlene.

NA PRÁTICA

Servidora há 20 anos, Maria Madalena Alves Tolentino Inácio da Silva, de 46 anos, é uma que alega não ter tempo para as atividades físicas fora do local de trabalho: “Eu sentia muitas dores nas pernas e na coluna. Na primeira vez que fiz os exercícios da Ginástica Laboral já senti o alivio. Hoje, as dores diminuíram e eu até sinto falta do exercício”.

Já Livardo Amâncio da Silva, de 66 anos, é frequentador assíduo das práticas da Ginástica Laboral há dois anos. “Faço futebol três vezes na semana e gosto da Ginástica Laboral, pois faz com que nosso corpo e mente se desenvolva melhor”, explicou.

OS DADOS

A prática da Ginástica Laboral já faz parte da rotina de alguns setores da Administração Municipal desde 2008.

No final de cada ano, a equipe responsável faz um relatório onde os dados são comparados com os da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL).

A pesquisa de 2011 foi realizada com 1.246 servidores voluntários que participam, ou não, das atividades de GL no órgão público. Através do peso e estatura dos servidores foi calculado o IMC (Índice de Massa Corporal) onde observou que 2,8% dos servidores foram classificados com ‘baixo peso’, 39,3% com ‘peso normal’, 26,2% com ‘sobrepeso’ e 16,6% com ‘obesidade’.

“Se somarmos os servidores com sobrepeso e obesidade (41,3%), excederá a quantidade de servidores com peso normal (39,3%)”, ressaltou a coordenadora.

A preocupação dos profissionais continua nas outras questões, dos pesquisados, 48,1% nunca participaram da GL, outros 50,5% participam de forma irregular e 1,4% não responderam.

Quando a questão é o cuidado com a alimentação, a pesquisa apontou que somente 437 trabalhadores consomem verdura e legumes todos os dias da semana. E, apenas 286 comem frutas no seu dia-a-dia.

“Com o consumo de carboidratos e proteínas acima do ideal, e com vitaminas e minerais a baixo do necessário a probabilidade de desenvolver patologias é hoje um problema de saúde pública”, finalizou Darlene.

A orientação é não se acomodar e prestar atenção no corpo, fazer atividades físicas, se alimentar adequadamente, beber muita água e não fumar.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Corpo de homem desaparecido é encontrado em decomposição na Cascalheira

Irmã de Luiz Fernando Perez Vieira procurou ajuda na Caçula FM no último dia 1º, relatando quadro delicado de saúde e risco de morte após saída do hospital sem alta médica

Capacidade de armazenamento de grãos atende à metade da demanda de Mato Grosso do Sul

MS produz, em média, 30 milhões de toneladas enquanto armazenagem é de 14,1 milhões Mato Grosso do Sul segue em um cenário de insuficiência no...

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Em 2024, Brasil exportou quase US$ 1,84 bilhão desse grupo de produtos A Ordem Executiva nº 14.346, divulgada pelo governo dos Estados Unidos no último...