39.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Demóstenes chama processo de “apressado e inconsistente”

Geral – 05/07/2012 – 18:07

Pela terceira vez na semana, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO, ex-DEM) subiu à tribuna do plenário do Senado para se defender. No discurso desta quinta-feira (5), o parlamentar argumentou que o processo que pode cassar seu mandato foi conduzido de forma apressada e inconsistente –desde a representação do PSOL, passando pela aprovação do relatório no Conselho de Ética, até a confirmação da legalidade na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

“O relatório analisado pode ser tudo, menos constitucional, o que o torna igualmente ilegal e antijurídico. Como pode ser considerada constitucional uma apreciação subsidiada em provas em cuja colheita se rasgou a Constituição? Como pode ser tachado de legal algo encetado com uma representação eivada de ilegalidades? Como pode ser tido como jurídico um feixe de atos consubstanciados não na letra da lei, não em valor ou fato, mas em ressalvas ao representado de que o objeto ali não pertencia ao mundo jurídico, mas ao político?”, argumentou o senador goiano.

Antes de iniciar sua defesa, Demóstenes fez questão de explicar que não falou ontem (4) em plenário porque as votações no local perduraram até à noite, mas que pretende continuar a falar diariamente até a votação do seu caso no mesmo plenário, marcado para as 10h da próxima quarta-feira (11).

“Sua inconsistência [no relatório] é ofuscada pela pressa. No futuro, sem açodamento, alguém vai se perguntar como se pretendeu cassar um senador com uma peça daquelas, dada à fragilidade da representação, o Conselho de Ética se serviu de diversos expedientes na tentativa de robustecer os relatórios”, continuou.

Na avaliação do senador, se não tivesse havido “a pressão avassaladora do noticiário”, a representação contra ele teria sido arquivada.

O senador voltou a afirmar que mais pessoas deveriam ser ouvidas e que deveriam respeitar o seu direito de provar que as conversas atribuídas a ele “são frutos de uma fraude”. “Está passando da hora de ouvir o senhor Carlinhos Cachoeira (…) seria produtivo que ele falasse (…) para aclarar diversas passagens”, pediu o parlamentar.

Fonte: Uol/FB

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS Ativo investe R$ 3 bilhões em obras de infraestrutura e transforma a mobilidade nos 79 municípios

Programa estadual reforça o municipalismo e leva pavimentação, drenagem e melhorias urbanas a todas as regiões de Mato Grosso do Sul

Auxílio-alimentação de servidores federais será reajustado em 17,5%

Aumento eleva benefício para R$ 1.175 e reforça política de valorização do funcionalismo público iniciada em 2023

Mais de 120 veículos podem ser arrematados em leilão do Detran-MS

Pregão é online e segue aberto até 21 de novembro com visitas aos lotes serão dos dias 17 à 19 em Campo Grande. O Detran-MS...