17.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de setembro, 2025

Fifa aprova uso de tecnologia na linha do gol para validar o lance

Esporte – 05/07/2012 – 14:07

A Fifa confirmou nesta quinta-feira que a tecnologia poderá ser utilizada pela arbitragem para conferir se a bola ultrapassou a linha do gol durante as partidas.

A decisão já era esperada, mesmo porque a utilização de um sistema para esclarecer dúvidas desse tipo havia sido classificado como uma “necessidade” pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante a Eurocopa de 2012. O mandatário deu essa declaração após a Ucrânia não ter um gol legítimo validado pelo juiz e ser derrotada por 1 a 0 pela Inglaterra, pela primeira fase da competição.

Nesta quinta, a International Board, órgão responsável pelas regras do futebol, realizou uma reunião em Zurique, na Fifa, sob a presidência de Blatter. No encontro, foram aprovados por unanimidade ambos os sistemas analisados para a linha fatal: o hawk-eye (“olho de falcão”), já utilizado no tênis, com diferentes câmeras localizadas por volta da área de jogo que refazem a trajetória da bola; e o GoalRef, que utiliza um chip colocado na bola, ativado por sensores instalados na linha do gol.

Conforme explicou a Fifa, o aval está submetido ainda a um teste de instalação final em cada estádio antes que os sistemas sejam usados em partidas “reais” de futebol. A International Board ainda destaca que “a tecnologia somente será utilizada para a linha do gol e não para as outras áreas do jogo”.

A entidade informou que a decisão terá efeito imediato. A aprovação veio depois de um processo de testes dessa tecnologia que durou nove meses. Membros do órgão concederão uma entrevista dando mais detalhes sobre o assunto ainda nesta quinta.

Fonte: Terra/FB

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Tonhão propõe campanha permanente de prevenção ao suicídio nas escolas de Três Lagoas

Vereador sugere à Prefeitura ações educativas anuais no mês de setembro, com foco em saúde mental e valorização da vida

SUS vai oferecer mamografia a partir dos 40 anos, anuncia Ministério da Saúde

Medida amplia prevenção do câncer de mama e integra pacote de ações do Outubro Rosa O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (23) que mulheres...

Brutus anuncia participação histórica como responsável pelo churrasco oficial da Cavalgada do Arapuá

Equipe servirá mais de 8 mil pessoas na 18ª edição do evento, levando sua marca de churrasco rústico e ancestral a uma das maiores celebrações sertanejas do MS