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Andradina: Jamil cobra investimentos da ALL para garantir segurança

Política – 05/07/2012 – 10:07

O prefeito de Andradina, Jamil Ono (PT) teve uma audiência com o superintendente estadual do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) Dr Sérgio Rossi Madalena. A reunião aconteceu a pedido do prefeito para tratar de assuntos relacionados a questão da linha férrea em Andradina. Par ampliar a discussão, Sérgio Madalena convocou a participação do Assessor da Diretoria de Relações institucionais da ALL (América Latina Logística) Emanoel Tavares da Costa Junior. Também participou da reunião o secretário de Administração e Finanças José Henrique Pastorelli.

A pauta de reunião foi sobre pontos específicos como a falta de manutenção na linha e limpeza das áreas marginais à linha férrea a manutenção das cancelas, onde o município gasta mais de R$ 700 mil/ano apenas no pagamento de salário a guardas municipais, além de outro problemas. A reunião se justificou com a crescente preocupação pelo aumento da utilização da ferrovia com o início das atividades Vetria Mineração, criada a partir da união da América Latina Logísitca (ALL), Triunfo Participações e Investimentos e a Vetorial Participações. A empresa atuará na exploração, beneficiamento, transporte, comercialização e exportação de minério de ferro por meio de extração de uma mina própria localizada no Maciço de Urucum, na região de Corumbá (MS) que será transportada até Mairinque, utilizando um trecho de 1,7 mil km de ferrovia que passa por Andradina.

“No auge capacidade para comercializar 27,5 milhões de toneladas por ano, o que deverá quadriplicar a utilização da linha férrea. As composições ferroviárias deverão ter dois km de extensão o que vai parar o centro de Andradina, além de aumentar os riscos por se tratar de um produto que exigirá muito da linha”, disse Jamil.

Sergio Madalena juntou-se ao Governo de Andradina num pedido para que a ALL, priorize investimentos na cidade, por conta do risco do transporte que corta a cidade no meio. A necessidade de investimentos devem garantir a melhores condições de segurança mas não tira a urgência em tomar viável a alternativa da realização do contorno com transferência dos trilhos para fora do limite urbano.

A empresa deverá investir aproximadamente R$ 2,2 bilhões vão para revitalização da ferrovia, um trecho de cerca que inclui a região de Andradina. E R$ 2,3 bilhões serão gastos em aquisições de material rodante – 5.600 vagões e 180 locomotivas, substituição de 3 milhões de unidades de dormentes de madeira por ferro.

“Por conta de nossa situação de risco pedimos prioridade em investimentos no trecho andradinense da linha, pelo menos até que consigamos garantir a segurança não só nas passagens de nível mas em todo o traçado da ferrovia no município”, disse Pastorelli.

O prefeito Jamil afirma que todo o investimento é necessário enquanto a cidade não conquista o contorno, que já foi planejado pelo Dnit e esta incluso no Prosefer (Programa de Segurança Ferroviária), que é um programa do Governo Federal que tem objetivo aumentar a produtividade do sistema e diminuir os custos operacionais de transporte.

Segundo um parecer prévio do Dnit, desviar os trilhos do centro de Andradina custaria R$ 100 milhões. A captação dos recursos depende de gestão política e pode ser feito através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Social).

Fonte: Secom Andradina

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