33 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

MS recebe 62% das declarações de IR de contribuintes até agora; confira prazo final

A Receita Federal divulgou os novos dados que apontam que 62% dos contribuintes, isto é 297.470 pessoas, de Mato Grosso do Sul já realizaram sua declaração do IRPF 2022 (Imposto de Renda da Pessoa Física) até a última quinta-feira (12). A expectativa era receber 478.548 declarações, o que indica que o Estado ainda pretende receber 181.078 impostos até o prazo final, dia 31 de maio.

A nível nacional, os dados apontam que foram entregues 21.535.458 declarações de imposto de renda, a estimativa é de receber no total 34.100.000. O estado do Distrito Federal recebeu 61% dos impostos de renda, Goiás recolheu 66% das declarações, Mato Grosso, 69% e Tocantins, 66%.

Foto: Divulgação

Prazo final

A entrega das declarações deve ser feita em até 18 dias e quem entregar o imposto de renda fora do prazo deve pagar multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O prazo para pagamento da multa é de 30 dias. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic). 

Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com os juros, do valor do imposto a ser restituído.  

Restituições

As restituições do Imposto de Renda seguem o cronograma já estabelecido com o primeiro lote previsto para 31 de maio. Os segundo e terceiro lotes nos dias 30 de junho e de julho. O quarto lote de restituições está previsto para 31 de agosto; já o quinto, para 30 de setembro.

Informações do site Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura e Governo do Estado abrem 10 novos leitos para Gestação de Alto Risco no Hospital Auxiliadora

Ação visa complementar atendimento da linha materno-infantil da unidade.

Mais de 300 kg de maconha que seriam levados para Três Lagoas são apreendidos pela PRF

Motorista admitiu aos policiais que realizaria transporte da droga para pagar uma dívida.

Em Três Lagoas, dois suspeitos são presos armazenando conteúdo sexual de menores em operação

Fase da "Operação Sentinela" contou com o apoio da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher).