20.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 23 de outubro, 2025

Chineses viajam a Taiwan para “turismo eleitoral”

Internacional – 13/01/2012 – 17:01

Milhares de chineses viajaram para Taiwan ávidos – e deslumbrados – por verem como funciona a democracia na ilha, que realizará eleições presidências e parlamentares no fim de semana.

China e Taiwan são inimigos há mais de 60 anos, quando os nacionalistas chineses, derrotados pelos comunistas na guerra civil, se refugiaram na ilha. O governo chinês ainda hoje considera Taiwan uma “província rebelde”, e não descarta o uso da força para reintegrá-la.

Embora as divergências persistam, China e Taiwan estão em fase de reaproximação e milhões de viajantes cruzam o estreito de Taiwan anualmente em ambas as direções.

Na sexta-feira, apesar do vento e da garoa, centenas de chineses do continente visitavam as principais atrações turísticas de Taipé – o edifício Taipei 101, segundo mais alto do mundo, com 508 metros de altura, e o memorial em homenagem ao líder nacionalista Sun Yat-sen, que derrubou a monarquia no começo do século 20 e é visto como o fundador da China moderna.

Mas, para muitos chineses, o principal objetivo da visita é ver pela primeira vez uma eleição livre.

“Parece extremo demais por aqui, essa campanha é algo que nunca seria permitido na China”, disse Wang Liping, 42 anos, oriundo de Chongqing (China central), vendo a névoa que cercava o mirante no topo do Taipei 101.

“O jeito chinês é melhor, pois os novos líderes são selecionados por sua experiência, de forma sistemática (…). Não acho uma boa ideia eleger alguém que não tenha experiência, só porque tem mais votos”, afirmou.

A inflamada campanha eleitoral de Taiwan é transmitida ao vivo por vários canais de TV ao longo do dia, com uma minuciosa cobertura de cada promessa, cada comício e cada carreata. As pesquisas presidenciais mostram uma acirrada disputa entre Ma Ying-jeou, do Partido Nacionalista (governista), e Tsai Ing-wen, do Partido Democrático Progressista.

“É ótimo ter democracia, mas desperdiça muito tempo e recursos”, disse outro turista, da província de Jiangsu (leste da China). Refletindo o habitual nervosismo dos chineses continentais ao falar de democracia e política, ele se identificou só pelo sobrenome, Wu.

“A democracia da China é diferente da de Taiwan”, disse Wu, que passeava com dois amigos, carregando sacolas de compras pelo shopping que fica abaixo do Taipei 101. “A democracia de Taiwan é barulhenta e explícita, mas a da China é mais sutil e discreta. O estilo é diferente. Vocês vestem terno, nós vestimos jeans.”

Muitos chineses continentais se recusam a falar sobre a eleição. Um deles começou a discorrer sobre o assunto, mas foi puxado pela mulher.

O interesse dos chineses pelo assunto contrasta com a irritação do governo da China com a primeira eleição presidencial direta em Taiwan, ocorrida em 1996, e vista pelo regime comunista como uma declaração de independência da ilha. Na época, a China chegou a disparar mísseis nas águas próximas a Taiwan.

Agora, os dois lados estão mais interessados na cooperação econômica. Ironicamente, os nacionalistas – derrotados na guerra civil em 1949 – são considerados mais próximos do governo de Pequim do que o PDP, visto com desconfiança pela China continental devido à posição independentista que adotou no passado.

“Torço para que Ma vença amanhã”, disse Li Jinhui, da província de Liaoning (nordeste da China), assistindo à troca da guarda em frente a uma gigantesca estátua de Sun Yat-sen.

Ele riu da inimizade histórica entre ambos os lados. “O governo nacionalista e o Partido Comunista são a mesma coisa agora, são ambos chineses. O passado não importa.”

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas inicia preparativos para o Dia de Finados

Famílias têm até 1º de novembro para realizar manutenção e limpeza nos túmulos

Churrasco Beneficente busca arrecadar fundos para cirurgia de jovem três-lagoense

Evento solidário acontece no dia 26 de outubro, na Vila Vicentina, com música ao vivo e renda destinada ao tratamento de Claudinei Marques Neto

Identificado motorista que morreu carbonizado em grave acidente na BR 158

Celso Aparecido Alves de Freitas, de 57 anos estava em carro que capotou e pegou fogo após sair da pista na manhã desta quarta-feira, 22.