23.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

Vacinação contra febre aftosa começa neste domingo com calendário invertido

Bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade devem ser vacinados nessa primeira etapa.

MATO GROSSO DO SUL – Começa neste domingo (1) a vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Conforme calendário oficial divulgado pela IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade devem ser vacinados nessa primeira etapa, que encerra no dia 31 de maio.

Neste ano, excepcionalmente, as etapas de vacinação serão invertidas. Todo o rebanho bovino e de búfalos de mamando a caducando será vacinado na segunda etapa, que ocorre de 1º a 30 de novembro.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a mudança atende determinação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e foi estabelecida somente para os estados que compõem o bloco IV do plano estratégico do Pnefa (Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa).

Ainda segundo Ingold, a determinação também tenta equalizar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria. Com isso, a troca na ordem de imunização foi adotada após discussão com os serviços veterinários estaduais do bloco.

A portaria, publicada no Diário Oficial do dia 5 de abril de 2022, detalha o calendário de vacinação conforme as tabelas abaixo para cada região sanitária, que hoje são duas: Planalto e Pantanal.

Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Delegado da SIG detalha trabalho que elucidou em tempo recorde execução de ‘Tchula’ em Três Lagoas

Ricardo Cavagna detalhou trabalho integrado da SIG e do NRI, que resultou na prisão de um dos autores e na apreensão de armas usadas no homicídio triplamente qualificado na última quinta-feira, 11.

Rogério Onorato, o “Obama” destaca crescimento da corrida de rua em Três Lagoas

Esportista falou sobre a criação da KMS, os desafios de organizar provas, a paixão pelo esporte e a expansão das corridas na região.

Senado cobra inclusão de válvula no SUS para prevenir perda de visão

Audiência pública destaca impacto da hipertensão intracraniana idiopática e defende incorporação de tecnologia ao sistema único de saúde Parlamentares, médicos e pacientes defenderam, nesta segunda-feira,...