30.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Moka defende crédito do BNDES a pequenos e médios frigoríficos

Política – 29/06/2012 – 13:06

O senador Waldemir Moka (PMDB) defendeu ontem (28) a criação de linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para capitalizar e reestruturar pequenos e médios frigoríficos em Mato Grosso do Sul e no restante do país.

A declaração foi dada durante reunião com conselheiros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para discutir a concentração do setor de frigoríficos nas mãos de grandes grupos, como o JBS. O presidente Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, também participou do encontro na sede do Cade, em Brasília.

De acordo com Moka, é importante que o Governo federal, por meio do BNDES, financie grandes empresas para que elas tenham como competir internacionalmente. No entanto, diz que os pequenos e médios frigoríficos também precisam ser capitalizados por serem potenciais geradores de empregos nas pequenas cidades.

“O que nós estamos pretendendo mostrar, através do Cade, que não é possível continuar fechando médios e pequenos frigoríficos por conta da concentração de investimentos públicos nas grandes empresas do setor, que é o que vem ocorrendo”, declarou.

O presidente do Cade, Vinicius Carvalho, pediu informações a cada entidade do setor da carne sobre o comportamento dos frigoríficos em suas regiões. O objetivo é reunir dados e informações consistentes para embasar a abertura de processo de investigação contra o grupo JBS.

Moka diz não ter dúvida de que a denúncia formulada pelos produtores será investigada. “Os conselheiros do Cade estão cientes da gravidade da denúncia e demonstram claramente que vão a fundo para punir quem estiver praticando concorrência desleal no setor”, afirma.

Fonte: Assessoria/NG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Especialistas reforçam orientações para quem vai pegar a estrada

Experiência em análises periciais de acidentes mostra padrões que se repetem em feriados e podem ser evitados com atitudes simples

Advogada orienta sobre como se proteger de crimes digitais

Folião deve estar atento principalmente em aplicativos de encontros

Estudo mostra impacto de vídeos curtos no desenvolvimento infantil

Pesquisadoras alertam para comportamento de dependência