22.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril, 2024

5°GBM de Três Lagoas celebra aniversário, resgatando uma história de coragem e heroísmo

  • Aniversário do grupamento teve a presença de autoridades, e momentos que resgataram a história do Corpo de Bombeiros na cidade.

TRÊS LAGOAS – Na última terça (19), o 5° Grupamento de Bombeiros Militar (5°GBM)completou 37 anos de atividades na cidade de Três Lagoas (MS). Para celebrar a data, uma solenidade foi realizada no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, no Jardim Morumbi. O evento, que contou com a presença do prefeito Ângelo Guerreiro, além do Delegado Regional, Ailton Pereira, o Comandante do 2°BPM, Ten.Cel Paulo Ribeiro dos Santos, o Inspetor da PRF, José Torres, além de vereadores, integrantes do meio público e político, e familiares das crianças e adolescentes que participam do Projeto Bombeiros do Amanhã. No início da cerimônia, foi apresentado um breve relato do surgimento do 5º GBM, homenageando às diversas vítimas que perderam suas vidas durante a construção da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá), até chegar aos 37 anos comemorados pelo 5º GBM.

  • Corpo de Bombeiros em Três Lagoas

Até a década de 80, a cidade sofreu com incêndios e a ausência de profissionais especializados, perdendo muito do patrimônio e ceifando vidas. Alguns moradores da Vila dos Operadores, formaram uma brigada própria, que, vez ou outra atendia ocorrências em Três Lagoas, mas não com a efetividade necessária. Em 1984, liderado pelos empresários José Paulo Rimoli e Rubens Miranda Melo, rotarianos, após uma audiência com o então Governador do Estado, Wilson Martins, protocolaram em 29 de agosto daquele ano, um pedido de “urgência”, solicitando a implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros Militar. Ao retornar da capital, se reuniram com o então prefeito José Lopes, solicitando a doação de um veículo de combate ao incêndio, o que foi atendido, cedendo um caminhão de pequeno porte, que foi pintado na cor vermelha, recebendo as adequações necessárias para ser usado como viatura.

Um ano depois, foram enviados para promover a primeira guarnição de Bombeiros Militar o 1°SGT PM Nivaldo da Silva Paula e o 1°SGT PM José Pinto, sendo depois recrutados do 2°BPM os militares SD PM Luiz Antônio Gomes, SD PM Milton Elias de Souza, SD PM Antônio Carlos de Araújo, SD PM Damião Antônio de Oliveira e SD PM Celio de Aguiar Nunes, sendo a guarnição instalada provisoriamente no quartel da 2°CIPM, com 11 militares. Já no dia 23 de novembro de 1985, surgiu de forma física, o primeiro quartel de bombeiros de Três Lagoas, localizado na rua Maria Guilhermina Esteves, 291, no bairro Santos Dumont. Já em 05 de janeiro de 1986, foi nomeado pelo Comandante Geral da PMMS o primeiro comandante da corporação, o Capitão PM Nilton da Silva Macedo. Em 28 de janeiro do mesmo ano, através de uma portaria, o quartel recebeu o nome de 1° Subgrupamento de Incêndio – 1°SGI, contando já com o efetivo de 20 militares. Já em 09 de outubro de 1989, foi inaugurada a sede própria do Subgrupamento, onde está até hoje na Av. Fillinto Muller, 3300, no Jardim Morumbi, em 26 de outubro de 1994, passou a se chamar 2°SGB/CBMMS, em 27 de abril de 2004, através de outro decreto, foi denominado 5°GB/CMMS e em 03 de setembro de 2007, por meio de uma lei, recebeu o nome que leva até hoje: “Quartel Sen. Ramez Tebet”.

Atualmente seu efetivo é de 53 Bombeiros Militares, que atendem além de Três Lagoas, mas também a cidade de Brasilândia (MS), em ocorrências de resgate, salvamento, combate ao incêndio, emergências com produtos perigosos, ações de prevenção em locais de risco, vistorias e fiscalização em edificações e áreas de risco para segurança, visando proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente, além de desempenhar ações de cidadania com o Projeto Social “Bombeiros do Amanhã, vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso tem ferimentos após ter mal súbito e colidir com caminhão no Vila Nova

Vítima estava em um VW Gol 1000 quando bateu contra o veículo, que estava sentido Lagoa Maior.

Presidente do Sinted explica proposta da 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Nesta segunda feira (29), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, a Presidente do Sinted (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Três Lagoas e Selvíria),...

Presidente do SINSAPP fala sobre principais reinvindicações da Polícia Penal de MS

Na manhã desta segunda-feira (29), durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Mato Grosso do...