- Operação foi realizada nos rios Sucuriú, Rio Verde e Paraná em Três Lagoas (MS).
TRÊS LAGOAS – No último domingo (17), a “Operação Semana Santa” foi finalizada pela Polícia Militar Ambiental – PMA, em Mato Grosso do Sul. A operação visa coibir a pesca nos rios de todo o estado.
Em Três Lagoas, 79 pessoas foram abordadas, além de 28 embarcações e quatro veículos e quatro pessoas levadas até a delegacia, sendo também lavrados quatro autos infracionais e uma rede de 60m, um arpão e uma embarcação foram apreendidas. Já em todo o estado foram abordadas 1.507 embarcações e veículos, além de 2.570 pessoas fiscalizadas, sendo 30% menor em relação à 2021, segundo a PMA. Além disso, 210kg de pescados, 82kg em relação a operação anterior, devido à prisão de três paraguaios em Porto Murtinho (MS), na fronteira, quando os suspeitos capturaram 160kg de pescado.
Sobre os petrechos de pesca que são proibidos, as apreensões de rede de pesca foram destaque pela menor quantidade, em relação ao ano passado, sendo 33 apreendidas, devido ao grande poder de depredação dos cardumes deste tipo de material, sendo preocupante por, armados nos rios não são retirados, matando os peixes até que a fiscalização o retire ou que apodreça, sendo necessária a redução do uso deste material. Também se destacam a quantidade de barcos e de motores de popa apreendidos, além de uma lancha de grande porte.
Foram aplicadas também R$ 77.276 em multas e R$ 102.197 em 2021 devido a alguns tipos ambientais que preveem multas elevadas, porém a quantidade de pessoas que foram autuadas foi significativamente inferior, influenciando nos valores das multas, segundo o Cap. Fábio Rocha, da PMA.


