21.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro, 2025

Mel: MS quer ultrapassar produção de uma tonelada em 2022

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Apicultores de Mato Grosso do Sul querem ultrapassar a produção de um tonelada de mel este ano, o que daria um crescimento de 10% em relação ao último número, que foi de 984 mil quilos, em 2021, segundo dados da Semagro (Secretaria de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar). O primeiro passo já foi dado: o número de apicultores cresceu 8%, saltando de 1.016 para 1.097.

Esta semana uma live foi realizada voltada para o setor sob a bandeira da campanha intitulada “AgroCooperação” e contou com a participação de técnicos da Semagro, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e apicultores. Em nota, a Semagro destacou que a AgroCooperação visa promover a conformidade na produção agropecuária, estimular a adoção de boas práticas agrícolas e em apicultura, troca de experiências e informações.

live contou, ainda, com o apoio do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal), Sindag (Sindicato Nacional das Empresas da Aviação Agrícola), Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários) e da Aems (Associação dos Engenheiros Agrônomos do Mato Grosso do Sul).

O objetivo foi estabelecer e reforçar o diálogo entre produtores rurais, apicultores e profissionais da aviação agrícola e revendas de defensivos agrícolas – conscientizando sobre os limites de cada um e a responsabilidade com a produção segura e ambientalmente sustentável de alimentos.

Iagro faz mapeamento de produtores de mel pelo MS

O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, ressaltou o papel do órgão na regulação e orientação da cadeia produtiva. A meta da Iagro é ampliar o cadastro dos apiários e registro de colmeias. “Tivemos um incremento de cadastro na Iagro. Em 2020 eram 1.016 produtores de mel com 25.109 colmeias. Já no ano passado, o volume subiu para 1.097 apicultores, e 27.145 colmeias. Aumento de 8% que mostra a importância da integração em relação a informação. Não se trata apenas de regulação da atividade, queremos saber onde estão os apicultores quem são e isso será possível com a atualização de dados destas pessoas no cadastro da Iagro”, detalhou Daniel Ingold.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Resultado da Prova Nacional Docente já pode ser consultado pelos participantes

Em Mato Grosso do Sul, avaliação conhecida como Enem dos Professores teve cerca de 25 mil inscritos Os participantes da Prova Nacional Docente já podem...

Comissão da Câmara aprova projeto que reforça segurança de conselheiros tutelares

Proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça A Comissão de Previdência, Assistência Social,...

Implanon passa a ser oferecido gratuitamente pelo SUS em Campo Grande

Contraceptivo hormonal de longa duração está disponível para mulheres de 18 a 49 anos nas unidades de saúde do município O Implanon, método contraceptivo hormonal...