Educação – 26/06/2012 – 09:06
Na próxima quarta-feira (27), a partir das 13h, a Escola Municipal Maria Eulália Vieira promove a mostra de trabalhos do projeto de Leitura, escrita e Artes: Desvendando Monteiro Lobato.
Cronograma:
13h às 14h – Abertura Oficial
14h às 16h – Apresentações: teatro, dança das Emílias, vídeos sobre o escritor Monteiro Lobato e sua obra, paródias, leitura de Fábulas Lobatianas, exposição de telas e vários jogos sobre o escritor (com monitores).
16h30min – Encerramento
Resultados
Conforme a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Jussara Fernandes, esta apresentação fecha um ciclo de aprendizado. “As escolas e suas direções tem total liberdade para desenvolver seus projetos. Neste caso, os alunos participaram ativamente e o evento a ser realizado apresenta os bons resultados que o projeto trouxe”, salienta Jussara.
Para a diretora pedagógica, o projeto trabalhou o estímulo à leitura prazerosa – não sendo aquelas obrigatórias ao conteúdo escolar – e desenvolvimento da língua escrita. “É por meio da leitura que melhoramos o vocabulário e, consequentemente, a escrita e o aprendizado”, comenta.
Colaboradores
Os alunos que desenvolveram o projeto na “Escola Municipal Maria Eulália Vieira” foram orientados pelas professoras Michela Mitiko de Souza, Luciana Rueda Soares, Luciana Petroni; as especialistas, Célia de Oliveira e Ana Márcia Gomes; e os diretores Ademir Vieira da Silva e Laura Matilde de Cáceres; com a colaboração das professoras Ana Paula de Oliveira Costa, Lucineide da Silva Santos, Marlene Auxiliadora da Silva Bezerra.
O escritor
As obras mais conhecidas do escritor Monteiro são O Sítio do Pica-pau Amarelo (1939) e Reinações de Narizinho (1931), que tornaram famosos personagens como Emília e Visconde de Sabugosa. Mas Lobato não ficou restrito à literatura infantil nem ao universo criado originalmente para O Sítio. As cinco melhores obras do autor:
Urupês – primeiro livro de Monteiro Lobato, reúne contos e foi publicado em 1918. É considerado o verdadeiro precursor da ficção modernista brasileira, uma joia rara de grande habilidade narrativa.
Cidades Mortas – outro livro adulto do autor que conta, com um misto de profunda angústia e incrível pertinácia na observação, a decadência das cidades do Vale do Paraíba no final do século 19.
As Caçadas de Pedrinho – um dos mais excepcionais textos infantis de Lobato. A vivacidade e velocidade da narrativa lembram o melhor modernismo. Um clássico absoluto.
A Barca de Gleyre – trata-se de um livro de correspondência entre Lobato e o escritor mineiro Godofredo Rangel. Editado pelo próprio Lobato poucos anos antes de sua morte, tornou-se um dos livros mais vendidos do autor. As confidências trocadas pelos amigos atingem alto valor literário, além de constituir um panorâmico estudo sobre o Brasil da Primeira República.
Mister Slang e o Brasil – exercício lítero-jornalístico do escritor, que criou o personagem Slang e com o qual conversa sobre os problemas do país. Mostra um ângulo importantíssimo do intelectual Monteiro Lobato: sua permanente preocupação e busca de solução para o atraso brasileiro.
Fonte: Da redação/ Rueda Soares/ Club Alfa/ Assessoria de Comunicação