24.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de julho, 2025

Secretaria estadual de saúde recomenda que população ainda use máscara em locais fechados

MATO GROSSO DO SUL – Apesar do decreto n° 15.893 tornar facultativo o uso de máscaras em Mato Grosso do Sul, a secretaria estadual de Saúde (SES) editou uma resolução para orientar que a população não descontinue o uso do equipamento em locais fechados. A publicação foi feita no Diário Oficial desta sexta-feira (11). 

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que a decisão do Programa Prosseguir sobre o uso das máscaras foi feita a partir da análise dos boletins epidemiológicos, mas que a prevenção contra a Covid-19 e a orientação sobre os protocolos de biossegurança devem continuar normalmente. 

“Nós analisamos as últimas três semanas epidemiológicas que nos indicaram uma queda acentuada quanto ao número de casos novos, internações e óbitos, mas a Saúde não vai deixar de fazer essa prevenção e nem os municípios deixarão de continuar fazendo este monitoramento de enfrentamento a Covid-19. A prevenção e a vacinação ainda são as principais medidas no combate a Covid-19”, explica Resende. 

A secretária-adjunta, Crhistinne Maymone,  concorda, reiterando que a resolução da SES destaca o autocuidado que a população ainda precisa ter para conter o contágio pelo vírus. 

“Uma pessoa que precise ir para o trabalho ou escola e que faça uso do transporte coletivo onde há circulação de pessoas, – ela vai precisar usar a máscara, por exemplo. O autocuidado precisará estar presente na vida de cada cidadão a partir de agora, por uma questão de segurança”, pontua. 

Maymone ainda lembra que os municípios têm autonomia para decidir quais medidas de segurança tomar e como regulamentar o uso da máscara, especialmente se a flexibilização aumentar o número de casos. 

“No caso de eventual surto em determinado município, ele vai precisar tomar medidas que sejam mais restritivas caso seja necessário. Então, nós não vamos deixar de fazer as recomendações necessárias e sempre contando com o apoio e a participação das secretarias municipais de saúde dos 79 municípios do Estado”, destaca. 

As recomendações da SES

A secretaria estadual de Saúde orienta que pessoas que possuem alguma doença imunossupressora, idosos de 60 anos ou mais, quem tiver sintomas gripais, quem não se imunizou ou não completaram o esquema vacinal devem continuar fazendo o uso da máscara 

O uso também é recomendado nos seguintes casos: 

• Durante o deslocamento em transportes públicos e carros de aplicativos;

• Durante a permanência em salas de aula nas escolas;

• Durante a permanência em unidade de saúde da rede pública ou privada;

• Durante a permanência em ambiente fechado, em que haja concentração de pessoas;

• Durante o contato com indivíduos imunocomprometidos ou com comorbidades de alto risco;

• Durante o período de convívio em instituições de longa permanência e de privação de liberdade.

Outra recomendação é quanto a eventuais casos de surto, em que se torna imprescindível o uso de máscaras e adoção de medidas de segurança.

Informações Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas perde Amado Moura, ícone do fisiculturismo

Ex-proprietário de academia, Amado Moura faleceu aos 63 anos em São Paulo; tragédia ocorre um dia após o fisiculturista lamentar a morte de colega...

Com uso de inteligência artificial, estudo aponta onde e por que os acidentes acontecem

Presença de perímetro urbano, curvas acentuadas e má iluminação estão entre os principais fatores de risco Um estudo realizado por pesquisadores da PUC-PR e da...

Projeto “O Verdadeiro Tesouro” leva evangelização infantil ao evento “A Rua é Nossa” em Três Lagoas

Com programação cristã voltada exclusivamente às crianças, ação reúne igrejas locais para levar a mensagem do Evangelho durante evento da Prefeitura na Lagoa Maior