Geral – 22/06/2012 – 12:06
As inscrições para a 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro terminam nesta sexta-feira (22). O projeto é desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com a Fundação Itaú Cultural e tem o objetivo de estimular a leitura e ajudar os alunos a desenvolverem competências de escrita.
Os professores interessados em participar devem se inscrever, gratuitamente, no site da Olimpíada e efetuar sua inscrição. Para validar o cadastro, é preciso que a secretaria estadual ou municipal de Educação – dependendo da rede à qual esteja vinculado o docente – faça a adesão ao projeto.
A Olimpíada
As oficinas de leitura e produção de texto deverão ser desenvolvidas durante as aulas de língua portuguesa até agosto. Os textos produzidos deverão ser enviados às comissões julgadoras até o dia 3 de setembro.
O tema da Olimpíada deste ano é “O lugar onde vivo”. Para os alunos dos 5º, 6º anos do ensino fundamental, o gênero escolhido é poema; para os do 7º e 8º, são memórias literárias; 9º anos do ensino fundamental e 1º do ensino médio trabalham com crônicas; 2º e 3º anos desenvolvem artigos de opinião.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por representantes de pais e da comunidade, educadores, especialistas de universidades, representantes da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários da Educação), Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), MEC (Ministério da Educação) e da equipe da Fundação Itaú Social.
Fonte: UOL São Paulo


