16.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 13 de julho, 2026

Pode chegar a MS? Tempestade de fumaça cobre cidades do Paraguai e assusta moradores

  • Pode chegar a MS? Tempestade de fumaça cobre cidades do Paraguai e assusta moradores.

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Regiões do país vizinho de Mato Grosso do Sul, o Paraguai, estão encobertas por tempestades de fumaça, na tarde desta segunda-feira (28), deixando locais sem visibilidade e dificultando a respiração de moradores, principalmente na Capital de Assunção. Os ventos teriam trazido partículas de fumaça de incêndios que ocorreram na Argentina recentemente.

De acordo com o site ABC Color, o fenômeno começou por volta das 17h, trazendo pouca chuva e a nuvem de fumaça que podia ser vista da capital e de regiões metropolitanas. A Direção de Meteorologia e Hidrologia alertou sobre a tempestade que vinha da Argentina, levando as partículas e fuligem.

A exposição à fumaça traz riscos à saúde, especialistas recomendam que o ideal é evitar ficar exposto próximo à nuvem. Ao La Nacion, o médico e ex-ministro da saúde, Carlos Morínigo, disse que os moradores devem sair do ambiente poluído, fechando as portas de casa e janelas, além disso, os aparelhos de ar-condicionado não devem ser usados ​​porque quando o ar de fora é introduzido na casa, a fumaça vai circular no interior. “Então, é como se você estivesse do lado de fora. Tente usar ventiladores dentro de casa, não condicionadores de ar”, sugeriu.

O alerta requer mais atenção de pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios, o ideal é manter o uso dos remédios, antialérgicos e muita hidratação. “Para nós que não temos doenças subjacentes e que de repente irrita os olhos ou faz tossir, a primeira medida é não nos expor e a segunda medida é ter sempre um broncodilatador como o salbutamol à mão e ir ao pronto-socorro, se for o caso, o quadro de desconforto respiratório piora”, disse.

  • Pode chegar a MS?

Em 2019, situação parecida aconteceu no Estado após incêndios na região pantaneira. Campo Grande ficou tomada pela névoa de fumaça densa. O céu ficou escuro, além da aparência de névoa seca e com a condição de elevação de umidade, formou-se a névoa úmida com partículas de cinza e fumaça.

O meteorologista da Estação Meteorológica Uniderp, Natalio Abrahao Filho, disse que mesmo que o Paraguai faça fronteira com o MS, por enquanto, não há possibilidade da mesma tempestade de fumaça chegar ao Estado.

Eu vi os vídeos, são eventos localizados que dificilmente apresentam movimentação externa, onde se formam se dissipam no mesmo”, disse.

Mídiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS retoma projeto para acompanhar adolescentes após medidas socioeducativas

Grupo de trabalho vai elaborar programa estadual voltado à reinserção social, com foco na redução da reincidência e na ampliação de oportunidades para jovens que deixam as UNEIs

Motociclista fica ferido após colisão em avenida do bairro JK em Três Lagoas

Acidente mobilizou SAMU, Polícia Militar e agentes de trânsito, onde vítima foi socorrida desorientada e com ferimento no rosto

Morre Alcides Bernal, ex-prefeito de Campo Grande

Imagem: Campograndenews Morreu na madrugada desta segunda-feira (13), o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal. Segundo informações, ele tinha 60 e faleceu após complicações cardíacas. Bernal...