22 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

MS tem desempenho recorde na abertura de empresas em 2021

Mato Grosso do Sul registrou número recorde na abertura de empresas em 2021. Foram 9.273 novos estabelecimentos, o maior total já aferido desde o início da série histórica, nos anos 2000. 

Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) e ainda mostram crescimento de 17%, ante as 7.903 empresas inauguradas em 2020 – recorde anterior.

O resultado aponta que a cada hora, ao longo dos 12 meses do ano, um novo estabelecimento empresarial foi aberto no Estado. De acordo com o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a tecnologia tem sido importante aliada para agilizar as formalizações.

“A evolução tecnológica implantada pelo governo do Estado na Jucems a partir de 2015 alinhada com outros aprimoramentos importantes, como o advento e a implementação da Lei de Liberdade Econômica, permitiram que, mesmo em momentos desfavoráveis aos empreendedores”.

“Em decorrência dos impactos da pandemia, registrássemos os dois melhores desempenhos na abertura de empresas em Mato Grosso do Sul nos anos de 2020 e 2021”, avalia.

O saldo de empresas constituídas também ficou positivo no ano passado. A diferença entre a quantidade de constituições e falências é de 5.125. Foram extintos 4.148 estabelecimentos. Em 2020, a diferença entre aberturas (7.903) e fechamentos (3.961) foi de 3.942 empresas.  

Para o presidente da Jucems, Augusto de Castro, outro aspecto importante é o fato de atualmente existir a opção de atender os 79 municípios sul-mato-grossenses. 

“Por meio dos escritórios regionais, a Jucems cobria 16 municípios do interior e Campo Grande. Com o sistema digital, todos os usuários são atendidos no local de instalação do seu negócio, sem a necessidade de deslocamentos e presença física para acessar todos os serviços da Junta Digital”, afirma.

Ainda de acordo com Castro, um dos principais gargalos na expansão dos empreendimentos sempre esteve ligado à burocracia. A meta é reduzir o tempo médio para a abertura de empresas para cinco horas.

“Começar um negócio, definitivamente, nunca foi um processo simples, mas hoje podemos garantir que em Mato Grosso do Sul a burocracia e o tempo de espera pela documentação não são obstáculos”, diz o presidente da Junta Comercial. Hoje o tempo médio de abertura de novas empresas é de sete horas.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

16º Churrasco da Loja Maçônica São João.

No último domingo (16), o Sindicato Rural foi palco de um evento pra lá de especial: o 16º Churrasco da Loja Maçônica São João!...

Ricardo Ojeda celebra 23 anos do Perfil News em noite de homenagens e reconhecimento ao desenvolvimento de Três Lagoas

A noite desta sexta-feira (14) foi marcada por emoção, homenagens e celebração no Buritis Eventos e Buffet, em Três Lagoas (MS). O jornalista Ricardo...

Confraternização da Lemaq

No último domingo, dia 16, aconteceu no Clube de Campo da Sanesul a Confraternização da Lemaq, que reuniu amigos e familiares. Foi um dia...