20.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de setembro, 2025

Projetos de Estudantes da EE Fernando Corrêa são exitosos na FECITEL, em Três Lagoas

Escola Estadual Fernando Corrêa, teve quatro projetos classificados na Feira de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas, sob a orientação do professor Dennis Rodrigo D. Fernandes, para evitar aulas tradicionais, centradas apenas na explicação do professor e a mera memorização de conteúdos.

Classificados

Em 1º lugar, foram classificados os estudantes do 9º ano A, do Ensino Fundamental Ana Sofia Azambuja de Freitas, Gabriela de Campos e Lucas Rodrigues Antunes com o projeto “Jogos e estudantes: uma boa combinação para aprendizagem?”, que aborda a possibilidade do ensino de História, através de jogos.

O troféu de 3º lugar foi para a dupla Ana Sofia Azambuja De Freitas e Anna Luiza Lacerda Martins, também do 9º A, com o projeto “Mesa flutuante, mágica ou ciência?”, que busca facilitar a compreensão da teoria com experimentos práticos na construção do conhecimento.

Na categoria do Ensino Médio, duas equipes se destacaram: em 2º lugar com o projeto “O Ministério da cultura avisa, não ria do meme abaixo”, dos estudantes Giovanna Ribeiro, José Salomão Neto Lima, Micael dos Santos, Pâmela dos Santos e Raphaela Ribeiro, tendo sido desenvolvido na escola, na disciplina “Ética e Eugenia: problemas e limites entre ética e a ciência”.

E em 3º lugar, o projeto “A ditadura militar no Brasil na década de 1960: do conservadorismo à educação histórica, apresentado pelos estudantes do Ensino Médio Ângelo Peron Neto, Emanoel Wagner de Souza Barros, Gabriel Bigena Thalles e Yuri Moreira de Freitas, apresentando conceitos dos historiadores Jörn Rüsen (2007) e Peter Lee (2011) no debate das questões sociais, econômicas e políticas da História do Brasil.

Visibilidade e protagonismo

A coordenadora Ana Paula Amorim Rodrigues enfatiza a conquista, “é tão importante quando o professor leva para a sala de aulas essas metodologias ativas com novas formas de aprender e de ensinar”. A articuladora do programa global Escolas2030 Lucy Nakamura relata a importância de dar visibilidade às ações pedagógicas dos professores e ao protagonismo dos alunos, que em 2021 foram muitas ações exitosas.

E para concluir, a diretora Sonia Maria Teresinha Barbosa parabeniza o professor Dennis e todos os estudantes pela participação e destaques na FECITEL. “A nossa escola está sempre participando da Feira de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal, de forma que professores e alunos constroem uma aprendizagem dinâmica que ultrapassa os limites dos muros da escola”, finaliza Terezinha.

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Falta d’água atinge diversos bairros de Três Lagoas nesta quarta-feira

Sanesul realiza conserto emergencial em rede e prevê normalização do abastecimento até as 19h

Ministro do Trabalho discute estratégias contra trabalho escravo em fazendas de MS

Senadora Soraya Thronicke participou da reunião com Luiz Marinho O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, discutiu estratégias contra o trabalho escravo em fazendas...

Três Lagoas registra 56 mil inadimplentes em meio a alta do endividamento no Estado

Dados da Serasa apontam que dívidas acumuladas afetam famílias e comércio, onde renegociação cresce entre jovens