33.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de setembro, 2024

Nike pagará US$ 1 mi a indonésios por horas extras não pagas

Educação – 12/01/2012 – 10:01

Um grupo de trabalhadores da fábrica da Nike na Indonésia ganhou uma batalha jurídica contra a empresa americana e receberá US$ 1 milhão por horas extras não pagas, segundo divulgou nessa quarta-feira a ONG Educating for Justice. O grupo de 4.437 trabalhadores da fábrica PT Nikomas, localizada em Serang, capital da província de Banten, receberá os fundos para cobrir cerca de 600 mil horas extras nos últimos dois anos, de acordo com informações do site BNO News.

O acordo entre o Serikat Pekerja Nasional (Sindicato Nacional dos Trabalhadores) e a Nike chega depois de uma investigação e processo de quase um ano. Os trabalhadores receberão o pagamento em duas parcelas. Apesar da vitória, a ONG reiterou que anos de trabalho forçado e não pagos ainda permanecem em aberto.

“Enquanto os trabalhadores estão satisfeitos com o resultado, na realidade eles deveriam ganhar milhões de dólares a mais”, disse o diretor da Educating for Justice, Jim Keady. “A prática de forçar trabalhadores a fazer horas extras sem o pagamento estava acontecendo por 18 anos, mas a lei indonésia só permite corrigir os últimos dois anos”, acrescentou Keady ao BNO News.

Apesar disso, tanto o diretor da ONG quanto o representante do Serikat Pekerja Nasional, Bambang Wirahyoso, concordaram que o significado do acordo tem um potencial de “lançar ondas de choque” no movimento trabalhista da Indonésia.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Campanha de vacinação e pesagem do Bolsa Família será realizada na USF do Parque São Carlos

USF Joel Noves da Silva promove ação para atualizar cadastros e carteirinhas de vacinação dos beneficiários do Bolsa Família.

Mulher ameaça “botar fogo” na casa da atual de ex-companheiro na Vila Piloto

Conflito entre as duas foi separado por vizinhos, mas vítima afirma que agressora prometeu voltar para atear fogo em sua casa.

Arapuá realiza 17ª Cavalgada com show de Rio Negro e Solimões e ação solidária

Evento terá bailão, cavalgada e almoço tropeiro; organizadores esperam grande público para celebrar a tradição sertaneja.