22.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro, 2025

Polícia Penal é oficialmente instituída em Mato Grosso do Sul

O preenchimento do quadro de servidores será feito através de concurso público

Criação da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul foi oficialmente instituída nesta quinta-feira (9), após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Foi acrescido a Emenda Constitucional nº 88 ao artigo 40 da Constituição Estadual, incluindo a Polícia Penal junto aos demais órgãos de Segurança Pública.

A publicação no DOE dispõe sobre a competência, estrutura, organização, investidura, direitos, deveres, prerrogativas, atribuições e o regime disciplinar dos membros da Polícia Penal.

A nova força será dirigida por um policial penal, sob o comando da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, e ficará responsável pela “segurança dos estabelecimentos penais”.

O preenchimento do quadro de servidores será feito através de concurso público e por meio da transformação dos cargos dos atuais agentes penitenciários.

Além disso, os profissionais “vítimas de acidentes em decorrência da atividade profissional de confronto, salvamento ou treinamento, será garantida pela administração pública estadual a cobertura integral das despesas hospitalares e do tratamento médico necessário para o restabelecimento da saúde”.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap-MS), André Luiz Santiago relatou que a implementação é resultado de uma luta dantiga da categoria.

“Agradeço todo servidor que acreditou, que lutou, esteve nas mobilizações. Sem eles, não estaríamos hoje vivendo este sonho. Nosso sentimento agora é de dever cumprido, sem esquecer das muitas outras lutas que temos para reconhecimento destes profissionais”, finalizou.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vigilância em Saúde do Trabalhador fornecerá treinamento gratuito a trabalhadores autônomos da construção civil em janeiro

Os trabalhadores autônomos que desejarem participar do treinamento, devem ficar atentos que a abertura das inscrições está prevista para começo de janeiro.

Veja o que abre e o que fecha durante o recesso de final de ano na Prefeitura de Três Lagoas

Desta forma, a Prefeitura informa os setores que serão fechados e os que funcionarão durante este período.

Prefeitura de Três Lagoas alerta: dengue não tira férias e pode matar

O município segue intensificando as ações de prevenção, orientação e fiscalização em toda a cidade, mas reforça que a colaboração da população é essencial para reduzir os casos e proteger vidas.