25.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Hillary: ameaça do Irã sobre Ormuz é perigosa e provocativa

Internacional – 12/01/2012 – 09:01

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou nesta quarta-feira que as ameaças do Irã de fechar o Estreito de Ormuz são provocativas e perigosas.

“A retórica provocativa do Irã na última semana é bastante preocupante”, disse Hillary a jornalistas ao lado do chanceler do Catar.

“Isso fez com que nós e muitos de nossos parceiros da região ao redor do mundo expressassem ao Irã a natureza provocativa e perigosa das ameaças de fechar o Estreito de Ormuz.”

Autoridades iranianas ameaçaram recentemente bloquear o Estreito de Ormuz se novas sanções das potências ocidentais prejudicarem as exportações de petróleo de Teerã, e disseram que agiriam se os Estados Unidos enviassem um porta-aviões para a área.

Os EUA, que mantêm na região uma frota naval grande e muito mais poderosa do que as forças marítimas iranianas, dizem que vão garantir que as águas internacionais do estreito permaneçam abertas.

O estreito é uma rota fundamental do comércio mundial de petróleo e o único canal de acesso a oito Estados do Golfo Pérsico aliados dos Estados Unidos.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SEMED encerra Jornada Pedagógica 2026 com foco em planejamento e inclusão

Evento reuniu cerca de 700 profissionais da Rede Municipal de Ensino com formações presenciais e on-line A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Três Lagoas...

Prefeitura de Três Lagoas abre processo seletivo com 303 vagas em 71 cargos

Inscrições seguem até 4 de março com prova objetiva prevista para 29 de março de 2026 A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria...

Trabalhador morre após laje ceder em obra de fábrica de celulose em Inocência

Carlos Antônio Jesus Merces, de 32 anos, atuava na construção quando estrutura desabou, onde caso será investigado pelas autoridades