22.5 C
Três Lagoas
sábado, 18 de maio, 2024

Capacitação prepara 06 novas famílias para receber crianças e adolescentes em situação de acolhimento em Três Lagoas

O Serviço de Família Acolhedora da Secretaria Municipal de Assistência Social está realizando mais uma capacitação de famílias três-lagoenses que querem a experiência de acolher crianças que estão afastadas do convívio com suas famílias de origem e abrigadas em Unidades de Acolhimento.

De 19 a 25 deste mês de novembro, seis novas famílias estão acompanhando as palestras que, nesta edição, estão sendo ministradas pela especialista em Acolhimento Familiar, Neusa Cerutti.

De acordo com a coordenadora do Serviço, Erica Húngaro, estes novos participantes tiveram interesse pelo Acolhimento após a busca ativa realizada pela equipe no mês de outubro. Entre eles, uma família residente no Distrito de Arapuá também gostou da missão do Serviço e está participando de forma online.

Entre os temas abordados na capacitação, as famílias estão conhecendo a contextualização histórica do acolhimento no Brasil, atribuições e competências da equipe técnica deste Serviço, obrigações da família acolhedora, questões jurídicas e psicológicas, entre outros.

Ainda, os novos interessados vão conhecer famílias acolhedoras em exercício e suas experiências com as crianças inseridas no Serviço, tendo uma base de como funcionará esta relação.

Capacitação
equipe da SMAS

Erica pontua que a adesão de novas famílias “proporciona uma esperança para as crianças que necessitam muito desta aproximação com uma realidade familiar, mesmo sendo temporária. Este tempo será de muita importância para a formação psicológica da criança, que está afastada do convívio familiar de origem ou sob proteção judicial”, explicou.

Erica agradeceu a cedência da sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) para a realização da capacitação e à equipe do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), por apoiar a vinda da palestrante.

Neusa é assistente social, especialista em fundamentos do trabalho do Assistente Social e enfrentamento da violência intrafamiliar, mestranda em Serviço Social, membro pesquisadora na área da infância inscrita no CNPQ pela Universidade estadual do Oeste do Paraná Unioeste/Toledo e Bacharel em Direito.

SERVIÇO

Famílias interessadas em participar podem procurar a equipe do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, pelos telefones (67) 3929-1454 e (67) 99286-0561 ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na própria sede, localizada na Rua Zuleide Perez Tabox, número 97, no Centro.

Informações Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Nova presidente da Petrobras pode acelerar conclusão da UFN3

Magda Chambriard promete destravar investimentos em infraestrutura e retomar as obras da UFN3, paralisadas desde 2015, alinhando a estatal às diretrizes do governo Lula.

Alfabetização alcança 94% em Mato Grosso do Sul, mas educação ainda é gargalo para indígenas

Dados do Censo 2022 mostram avanço na taxa de alfabetização do Estado, mas com déficit em recortes por raça.

Adolescente é apreendido pela segunda vez por agredir e ameaçar familiares em Brasilândia

Menor chegou até mesmo a ameaçar os policiais de morte, quando saísse da UNEI.