27.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

MS disputará a fase nacional das Paralimpíadas Escolares com 72 atletas em sete modalidades

Mato Grosso do Sul disputará a fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2021 com 72 atletas. O maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), de 23 a 26 de novembro. A delegação sul-mato-grossense é organizada e coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), e embarcaram na manhã desta segunda-feira (22).

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que organiza a competição desde 2009, ao todo 851 estudantes-atletas, na faixa etária de 11 a 18 anos, estão inscritos, de 24 unidades federativas – as exceções são Alagoas, Minas Gerais e Rondônia. A equipe sul-mato-grossense é composta, no total, por 114 pessoas, incluindo atletas, membros de estafe, técnicos, fisioterapeuta, atletas-guia, assistentes e chefe de delegação. Confira aqui a relação nominal da delegação.

Os paratletas de Mato Grosso do Sul disputarão sete das 13 modalidades presentes nas Paralimpíadas: atletismo, bocha, futebol de sete (para paralisados cerebrais), judô, natação, parabadminton e tênis de mesa. Em 2019, última edição realizada, o estado foi representado por 76 estudantes-atletas, que conquistaram 93 medalhas. Mato Grosso do Sul terminou em 10º lugar na classificação geral, com 184 pontos.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, as Paralimpíadas Escolares são o primeiro passo para a carreira de inúmeros atletas. “As Paralimpíadas são muito importantes, porque, muitas vezes, é ali que o paratleta se descobre, se apaixona e vai ganhando experiência para se tornar um profissional do esporte. É também uma oportunidade de interação com participantes de outros estados, uma vivência que levará para o resto da vida”.

No ano passado, o evento não foi realizado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em 2019, mais de 1.200 estudantes-atletas estiveram no CT Paralímpico, principal centro de excelência paradesportivo do Brasil e da América Latina, e um dos melhores do mundo quando o assunto é esporte de alto rendimento.

Informações: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Conta de luz ficará mais barata em janeiro com bandeira tarifária verde

Ano de 2026 começa sem cobrança extra na energia elétrica, segundo anúncio da Aneel O consumidor brasileiro pagará menos na conta de luz em janeiro...

Anvisa suspende comercialização de medicamentos das marcas Needs e Bwell

Determinação atinge apenas remédios; produtos de higiene e beleza seguem liberados para comercialização A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta terça-feira, 23 de...

Tempo instável marca a véspera de Natal em Três Lagoas

Termômetros devem ficar nos 36°C, onde previsão indica tempo típico de verão com possibilidade de tempestades isoladas.