24.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

MS disputará a fase nacional das Paralimpíadas Escolares com 72 atletas em sete modalidades

Mato Grosso do Sul disputará a fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2021 com 72 atletas. O maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), de 23 a 26 de novembro. A delegação sul-mato-grossense é organizada e coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), e embarcaram na manhã desta segunda-feira (22).

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que organiza a competição desde 2009, ao todo 851 estudantes-atletas, na faixa etária de 11 a 18 anos, estão inscritos, de 24 unidades federativas – as exceções são Alagoas, Minas Gerais e Rondônia. A equipe sul-mato-grossense é composta, no total, por 114 pessoas, incluindo atletas, membros de estafe, técnicos, fisioterapeuta, atletas-guia, assistentes e chefe de delegação. Confira aqui a relação nominal da delegação.

Os paratletas de Mato Grosso do Sul disputarão sete das 13 modalidades presentes nas Paralimpíadas: atletismo, bocha, futebol de sete (para paralisados cerebrais), judô, natação, parabadminton e tênis de mesa. Em 2019, última edição realizada, o estado foi representado por 76 estudantes-atletas, que conquistaram 93 medalhas. Mato Grosso do Sul terminou em 10º lugar na classificação geral, com 184 pontos.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, as Paralimpíadas Escolares são o primeiro passo para a carreira de inúmeros atletas. “As Paralimpíadas são muito importantes, porque, muitas vezes, é ali que o paratleta se descobre, se apaixona e vai ganhando experiência para se tornar um profissional do esporte. É também uma oportunidade de interação com participantes de outros estados, uma vivência que levará para o resto da vida”.

No ano passado, o evento não foi realizado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em 2019, mais de 1.200 estudantes-atletas estiveram no CT Paralímpico, principal centro de excelência paradesportivo do Brasil e da América Latina, e um dos melhores do mundo quando o assunto é esporte de alto rendimento.

Informações: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carreta com cigarros contrabandeados é apreendida pela Polícia Federal

Motorista foi preso em flagrante durante ação de rotina da PF em Três Lagoas.

Condenado por matar a própria filha, Alexandre Nardoni deixa a prisão após quase 16 anos

Sentenciado a 30 anos pela morte da filha, ele foi solto na tarde desta segunda (6); Justiça concedeu regime aberto.

Você sabe como e onde plantar árvores e a maneira de cuidar delas? A SEMEA dá dicas e incentiva o plantio voluntário

Três Lagoas plantou um total de 377 mudas de árvores em 2024, até agora, em uma ação promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por...