11.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de julho, 2025

Importadores de veículos esperam 20% de queda nas vendas no ano

Geral – 11/01/2012 – 17:01

Os importadores de veículos associados à Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) estimam queda de 20% nas vendas em 2012.

O resultado é efeito do aumento em 30 pontos percentuais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), em vigor desde o dia 16 de dezembro. A previsão é comercializar 160 mil unidades no ano.

“Com o imposto de importação máximo acordado pela OMC (Organização Mundial do Comércio) de 35%, um dos mais elevados do mundo, com a alíquota do IPI maior, 2012 será um ano muito difícil para os associados da Abeiva”, disse o presidente da Abeiva e da Kia no Brasil, José Luiz Gandini.

Em 2011, as vendas das associadas cresceram 87,4% em relação ao ano anterior. Foram 199.366 unidades emplacadas.

O resultado representa 5,82% do mercado automotivo brasileiro. Com relação aos importados gerais, incluindo México e Argentina, a participação de mercado cresce para 23,35%, segundo a associação.

Em dezembro, as vendas dos importadores associados cresceram 26,8% em relação a novembro. Foram 19.151 unidades. Ante dezembro de 2010, o resultado foi 42% maior.

Segundo a Abeiva, a correria dos consumidores para adquirir veículos sem aumento do IPI favoreceu o crescimento.

Fonte: Folha

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas entra em zona de perigo potencial com frente fria; queda nas temperaturas pressiona setor pecuário no MS

A recomendação é para que produtores e população em geral fiquem atentos a possíveis atualizações dos alertas e adotem medidas preventivas, especialmente no campo. Com...

Preso assaltantes que manteve idoso e família sob a mira de armas durante roubo em Três Lagoas

Ação da Polícia Civil prende suspeito de violento assalto que chocou moradores, onde vítimas foram dominadas por trio armado dentro da própria casa.

Detran-MS faz leilão de 127 veículos com lances a partir de R$1 mil

Além de automóveis e motocicletas, sucatas de veículos apreendidos também serão leiloadas