24.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de fevereiro, 2026

Diversidade da culinária pantaneira é destaque na Expo 2020

Chef brasileira serviu caldo de tambaqui com mandioca

A culinária do Pantanal é um dos destaques de hoje (16) no Pavilhão Brasil da Expo 2020, em Dubai. Sob o comando da chef Luciana Berry, vencedora do Top Chef Brasil 2020, foram servidos pratos como caldo de tambaqui com mandioca, vitela com purê de banana e pudim de tapioca com farofa de nozes.

Brasil Expo 2020
A chef Luciana Berry cozinha no pavilhão Brasil Expo 2020 – ApexBrasil

Como aperitivo, o público também pôde degustar uma dose de caipirinha de caju. Durante todo o preparo dos alimentos, a chef demonstrou desenvoltura e bastante conhecimento – não apenas da culinária pantaneira, mas do bioma como um todo.

Os pratos foram colocados à prova de fogo quando dois ou três integrantes do público revelaram ser de Mato Grosso. Luciana explicou que a proposta original era servir caldo de piranha, mas não houve liberação para a entrada da iguaria no país árabe. Ainda assim, os três pratos foram aprovados.

Gastronomia e biomas

A convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), chefs brasileiros apresentam, até março de 2022, no Pavilhão Brasil da Expo 2020, pratos preparados com ingredientes de cinco biomas: Pantanal, Caatinga, Cerrado, Amazônico e Pampa.

A proposta é representar o potencial da culinária brasileira por meio de apresentações culinárias (cooking shows) como a de hoje, em que o preparo é demonstrado na hora e o público pode saborear mini porções servidas pela cozinha do pavilhão. Os talheres utilizados são de madeira sustentável, em conformidade com uma das principais bandeiras do evento.

Cronograma

Confira o cronograma dos cooking shows a serem executados ao longo dos próximos meses no Pavilhão Brasil e seus respectivos biomas:

– 7 de dezembro: Cerrado
– 31 de janeiro: Caatinga
– 16 de fevereiro: cooking show especial sobre a mandioca
– 17 de fevereiro: Pampa
– 23 de fevereiro: Amazônico

*A repórter viajou a convite da Apex-Brasil

Informações:Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

Volume movimentado nos terminais da empresa corresponde a 58,8% de toda a celulose exportada via Porto de Santos. Somente em dezembro de 2025, companhia embarcou 481 mil toneladas de celulose, maior volume registrado em um mês em seus terminais portuários

Praça Ramez Tebet recebe blitz educativa sobre prevenção a escorpiões em Três Lagoas

Ação da Saúde orienta população sobre medidas de controle e combate ao escorpionismo A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...

Assistência Social abre pré-cadastro online para serviços de convivência em Três Lagoas

Inscrições seguem até formação do banco de dados para 2026, com prioridade para públicos em situação de vulnerabilidade A Prefeitura de Três Lagoas, por meio...