18.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio, 2025

Com inovação tecnológica, SES entrega smartphones para terceira versão do Sistema e-Visita

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou nesta terça-feira (16), no auditório da Governadoria, a terceira versão do premiado Projeto e-Visita Endemias. A nova versão incorpora funções mais específicas e modernas que deverão auxiliar os agentes de saúde no controle de vetores da Dengue, Zika e Chikungunya. Durante o evento houve a entrega simbólica de 10 smartphones compatíveis com o sistema para o município de Campo Grande. Este evento faz parte da ‘Semana do Dia D’, da Campanha de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya.

Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o e-Visita é um projeto pioneiro no país para o controle de vetores. “A concepção do e-Visita enquanto aplicativo para celulares e plataforma Web para gestão, propõe total mudança da abordagem do modelo anterior de registro das visitas domiciliares realizada pelo Agente de Controle de Endemias. Isto tem nos dados excelentes resultados e mostra a total parceria entre o Estado e o Município”.

Para o Coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola de Freitas, a nova versão se tornou a ferramenta mais leve e moderna. “A Versão 3 (V3) faz parte da segunda etapa do e-Visita, o sistema agrega novas funcionalidades como maior capacidade de processamento; melhor performance nos registros domiciliares e no Lira (Levantamento de Índice Rápido); histórico dos imóveis; melhora no registro de ocorrências no imóvel e a inclusão de imagens fotográficas; mais funções de coleta de dados; dados laboratoriais; programação de apuração de metas”.

Espíndola diz que a SES iniciou a troca dos dois mil smartphones para a V3. “Já fizemos a troca de 1,2 mil aparelhos e até março de 2022 concluiremos as 800 unidades que serão entregues. Campo Grande recebe 10 aparelhos de forma simbólica, de um total de 550 aparelhos que já possuem a nova tecnologia”.

O Assessor Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, lembrou que evento abre a Semana do Dia D, que contará com diversas atividades. “No próximo dia 18 de novembro, às 8 horas, faremos a limpeza do Parque dos Poderes, a concentração será na sede da prefeitura do parque. No dia 19, às 9 horas, faremos o nosso Dia D lá no Parque Ayrton Senna, com a realização de blitz educativa e apoio de drones do Corpo de Bombeiros Militar”.

Projeto e-Visita

O e-Visita Endemias conta com mais de 2 mil profissionais envolvidos, entre agentes de endemias, supervisores e coordenadores e demais apoiadores no Controle de Vetores. O Projeto foi criado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

O investimento neste projeto já ultrapassa R$ 2 milhões. Além de maior capacidade de processamento, os aparelhos também contam com pacote de dados maior, a fim de suportar a demanda de transmissão de dados. O projeto preconiza atualização dos celulares a cada 24 meses, garantindo a constante evolução do projeto e destacando o compromisso do Governo do Estado de investir em tecnologia e inteligência para o enfrentaremos destas doenças.

Iniciado em 2017 e efetivamente implantando em 2018 após constatar a necessidade de um aplicativo que facilitasse o trabalho do agente de saúde com condições de tirar fotos e enviá-las via online para o Município ou Estado. Desta forma, os gestores podem tomar decisões e providências de forma mais rápida e eficiente. Em setembro de 2020, o Projeto e-Visita Endemias foi campeão na categoria Saúde, no 1º Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, que reúne sete estados da federação consorciadas.

Para este ano, a Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika está com diversas ações programadas de conscientização como: webnários, visitas técnicas a municípios, além da realização do “DIA D” de combate às Arboviroses que acontece no próximo dia 19, às 9 horas, no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Outras informações podem ser conferidas no site da Campanha ‘Guerra Contra o Mosquito’.

 Informações: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista foge após provocar acidente e deixar mulher com fratura exposta em Três Lagoas

Na noite do último sábado (10), um grave acidente no bairro Jardim das Acácias, em Três Lagoas, deixou uma mulher de 34 anos com...

Petrobras reforça sua atuação no setor energético com perfuração de poços e retomada de fábricas

A Petrobras iniciou a perfuração de poços no estado da Bahia, após seis anos de pausa, com o início das atividades no campo de...

Novos casos de sarampo no Brasil desafiam certificação de eliminação obtida em 2024

Após recuperar, em novembro de 2024, o certificado de eliminação do sarampo, perdido em 2019, o Brasil enfrenta novos desafios com o surgimento de...