12.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 12 de agosto, 2025

Baixa renda poderá ter cota em concursos públicos

Política – 11/01/2012 – 14:01

As pessoas de baixa renda poderão ter cota de 20% das vagas nos concursos públicos, com a aprovação do projeto de lei 2525/11, do deputado Manato (PDT-ES), que tramita na Câmara.

O texto determina que ficará sob responsabilidade do Executivo definir os critérios sobre quem poderá se beneficiar com a medida. Esses critérios deverão ser baseados na renda nacional bruta per capita.

De acordo com a Agência Câmara, o projeto não irá interferir na reserva de vagas às pessoas com deficiência, que é constitucional, independentemente de sua renda. Essa população continuará sob as regras estabelecidas na Lei 8.112/90, que reserva a ela até 20% das vagas disponíveis no concurso.

“É necessário que haja uma medida de curto ou médio prazo para reduzir a injustiça social, a fim de que se comece, desde já, a mudar a situação do País, para que os cidadãos de baixa renda passem a ter acesso a empregos e cargos públicos, concorrendo de uma forma mais justa”, argumentou o deputado.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: MSN

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Instalação e Posse de Oficiais da nova diretoria Ordem DeMolay – Capítulo Roberto Ribeiro de Souza N. 460, foi Marcada por emoção e comprometimento

Na noite do último sábado, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Capítulo da Ordem DeMolay, Instalação e Posse de Oficiais,...

Defina Salgado celebra seus 60 anos com elegância e alegria

No último domingo 10 Agosto Defina Salgado celebrou em grande estilo seus 60 anos de vida. Rodeada por familiares, amigos e pessoas queridas, Defina...

Motociclista derruba passageira e foge sem prestar socorro no Santos Dumont

Segundo a Polícia Militar, condutor teria agido intencionalmente após discussão, onde ele fugiu do local sem prestar socorro.