21.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Instituto Ronaldinho falhou ao gerenciar recursos, diz Busatto

Esporte – 01/06/2012 – 07:06

O secretário Municipal de Coordenação Política e Governança Local Cézar Busatto defendeu, em depoimento na Câmara de Vereadores da Capital na manhã desta quinta-feira, que os problemas na prestação de contas do Instituto Ronaldinho Gaúcho (IRG) ocorreram por incapacidade de seus gestores. A declaração foi feita diante dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura supostas irregularidades no contrato assinado entre o Executivo municipal e a ONG.

Apesar da afirmação, Busatto afirmou que não acredita que tenha havido má-fé por parte dos administradores do IRG. Já o presidente da CPI, vereador Mauro Pinheiro (PT), acredita que o Município também cometeu erros por seguir repassando os recursos quando já identificava as falhas do IRG.

Antes do depoimento de Busatto, os vereadores votaram novas convocações para a CPI. Por 6 votos a 5, a base governista conseguiu impedir a convocação da ex-secretária de Educação Marilu Medeiros, que estava à frente da pasta quando os convênios com o IRG foram assinados. Já o nome do ex-secretário nacional de Segurança Pública, Antonio Carlos Biscaia, foi aprovado, bem como o do Coordenador do Projeto Segurança Cidadã, Pehkx Jones da Silveira. Dois representantes do Instituto Nacional América, que prestou serviços ao IRG, também foram aprovados: Italgani Mendes de Almeida e Carlos Ranhieri Filho. O próximo depoimento confirmado é o de Roberto de Assis Moreira, administrador do Instituto e irmão de Ronaldinho Gaúcho, que ocorrerá no dia 21 de junho.

A CPI foi instalada para investigar possíveis fraudes nos convênios firmados entre Prefeitura de Porto Alegre e Instituto Ronaldinho Gaúcho, entre os anos de 2007 e 2010, no valor de quase R$ 6 milhões. Cézar Busato foi o quarto a ser ouvido pelos vereadores. Anteriormente, o procurador-geral do Município João Batista Link Figueira, o secretário municipal da Fazenda Roberto Bertoncini e a secretária municipal da Educação Cleci Jurach, prestaram depoimento.

Fonte: Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capítulo Roberto Ribeiro de Souza nº 460 – 25 Anos de História, Amizade e Fraternidade

No último sábado, dia 1º, no Templo  da Loja Maçônica Regente Feijó IV n. 4, foi realizada a celebração dos 25 anos de Instalação...

Briga dentro de shopping em Três Lagoas viraliza nas redes sociais

Vídeo que circulou nesta terça-feira mostra dois homens trocando socos e ameaças próximo à porta de entrada do estabelecimento.

Em uma noite, duas mulheres são vítimas de feminicídio em MS

Crimes em Jardim e Aparecida do Taboado elevam número de feminicídios no estado em 2025