33.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

Após mais de 30 anos, Egito suspende estado de emergência

Internacional – 31/05/2012 – 10:05

Medida foi anunciada pelo Exército, que governa o país interinamente. País atravessa transição para a democracia após o regime Mubarak.

O estado de emergência imposto no Egito em 1981 foi suspenso nesta quinta-feira (31), anunciou o Exército, que controla o poder interinamente desde a queda do regime de Hosni Mubarak em fevereiro de 2011.

Em um comunicado publicado pela agência oficial Mena, o Conselho Supremo das Forças Armadas informa que o Exército “continuará assumindo a responsabilidade nacional de proteger a segurança da nação e seus cidadãos uma vez suspenso o estado de emergência, de acordo com a Constituição e as leis”.

O estado de emergência foi adotado depois do assassinato do então presidente Anwar al Sadat em 1981, cometido por islamitas. Desde então, o estado de emergência foi prorrogado ininterruptamente.

A última prorrogação, válida por dois anos, aconteceu em 2010 e era válida até 31 de maio de 2012. A lei permitia ao governo limitar as liberdades públicas e realizar julgamentos em tribunais de exceção. O Egito enfrenta uma delicada transição para a democracia após uma rebelião popular ter derrubado Mubarak. O país já elegeu uma nova Assembléia e realizou o primeiro turno de uma histórica eleição presidencial.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática flagra dupla com cocaína e quase R$ 5 mil em operação na Vila Piloto

Suspeitos tentaram despistar a guarnição, mas acabaram detidos em flagrante nesta terça-feira, 23.

Padre Cláudio sobre o verdadeiro sentido do Natal: “Deus está presente na nossa fragilidade”

Sacerdote destacou a importância da fé, da união familiar e da esperança como símbolos da data que celebra o nascimento de Jesus Cristo.

Três-lagoense é encontrado morto em residência de Água Clara

Vítima, identificada como Luiz Ricardo da Silva Santana, de 33 anos, era natural de Três Lagoas e completaria 34 anos nesta quarta-feira.