23.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Verão será de poucas chuvas e altas temperaturas em Mato Grosso do Sul

Devido às condições de La Niña na temporada de dezembro a fevereiro de 2022, Mato Grosso do Sul terá verão com menos chuvas e temperaturas mais altas. 

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), dos Estados Unidos, esse será o segundo ano consecutivo que o Brasil sentirá os impactos do efeito climático.

“Condições do La Niña se desenvolveram e devem continuar com 87% de chance de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022”, diz trecho da publicação oficial.

Ainda conforme a publicação, o efeito promove mudança anormal de pressão da atmosfera no oceano Pacífico. Isso quer dizer que, durante o verão, a chuva será mais escassa no sul do país e abundante no nordeste.

A meteorologista e coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes, disse que Mato Grosso do Sul será pouco influenciado pelo La Niña, mas que, mesmo assim, afetará na questão das chuvas. 

“Em relação à influência não há uma influência direta. O que pode-se dizer é que o regime de precipitação no sul do estado se assemelha mais com a região sul do Brasil, sendo assim a previsão para os próximos três meses é que as chuvas fiquem dentro ou abaixo da normal climatológica”, afirmou a especialista. 

No ano passado, o setor produtivo foi muito atingido pelos efeitos do La Niña, devido à seca. Mesmo assim, meteorologistas do Metsul Meteorologia afirmam que é preciso acompanhar as projeções para entender como será o sistema chuvoso.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para esta terça-feira (19), é de céu claro em grande parte do Estado, tendo chuva apenas na região do Bolsão. 

Em Três Lagoas o clima ficará agradável, com máximas de 25°C. Além disso, a chuva deve permanecer na cidade até à noite.

Na Capital, a chuva que atingiu a cidade no final de semana deu uma trégua e o céu ficará claro durante todo o dia. As temperaturas não passarão dos 27°C.

No sul do Estado o clima será igual ao de Campo Grande, com máximas de 27°C também.

Já no Pantanal o calor volta, com máximas de 32°C. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o temporal retorna a Mato Grosso do Sul no próximo final de semana, fazendo com que as temperaturas tenham uma leve queda. 

O meteorologista Mamedes Luiz Melo, disse que a população deve ter atenção e cuidado para a chuva que chegará no sábado (23).

“Pode ser que repita a mesma quantidade da última sexta-feira, com grandes acumulados, ventos fortes e bastante descargas elétricas”, afirmou. 

Primavera

A primavera começa em 22 de setembro e termina em 21 de dezembro no Brasil.

É a estação do ano de transição entre o inverno e o verão. 

Suas principais características são floração de plantas, calor, tempo chuvoso e aumento da umidade relativa do ar.

A estação da primavera será quente e pouco chuvosa em Mato Grosso do Sul, segundo Abrahão.

As chuvas devem ser isoladas, irregulares e mal distribuídas durante a estação da primavera deste ano, podendo causar transtornos e prejuízos à pessoas e edificações.

A umidade relativa do ar terá pequena elevação. Com isso, haverá melhora na qualidade do ar.  

Os dias serão mais longos e noites mais curtas. A primavera nunca ocorre ao mesmo tempo em dois hemisférios. 

Se no sul é primavera, no norte é outono. O mesmo acontece nas estações de verão e inverno.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026