24.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

De cada 10 cidades de MS, em pelo menos 6 o uso de máscara segue sendo obrigatório

De cada dez cidades de Mato Grosso do Sul, pelo menos seis seguem com o uso obrigatório de máscara como medida de biossegurança para prevenir a Covid-19. A informação é de levantamento do g1 feito entre quarta e quinta-feira, dias 6 e 7 de outubro, com as prefeituras de 54 dos 79 municípios do estado.

O levantamento apontou que, em 52 cidades, as administrações municipais mantêm a obrigatoriedade do uso da máscara. Em relação à quantidade de municípios pesquisados, isso representa 96,29%. Frente ao número de cidades do estado, o percentual é de 65,8%.

Entre as cidades que mantêm a exigência estão as cinco maiores de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. Aquidauana e Itaporã são as duas que não obrigam o uso da proteção facial.

g1 também pesquisou sobre a manutenção de outras medidas restritivas para controle da pandemia. O toque de recolher, por exemplo, terminou em 50 municípios – 92,5% do total apurado. Apenas quatro continuam limitando o horário de circulação: Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica e Ribas do Rio Pardo.

Em contrapartida, a limitação da ocupação de espaços públicos e privados permanece em 38 cidades – 70,3% do universo pesquisado. A restrição vai de 30% a 70%.

Outro questionamento foi se os municípios ofereceram algum tipo de auxílio social em dinheiro às famílias em vulnerabilidade: 47 responderão que não. Das sete que disseram que sim, cinco mantém o benefício: Água Clara, Costa Rica, Jateí, Nova Alvorada do Sul e Selvíria. O valor oscila de R$ 150 a R$ 600.

Em relação à normatização para o funcionamento da rede escolar pública municipal, 38,8% das cidades, o equivalente a 21 das 54 pesquisadas, relataram que estão com sistema 100% presencial. A mesma quantidade trabalha com sistema híbrido – meio presencial, meio remoto – e apenas duas, Miranda e Água Clara, com 100% das aulas remotas. Entretanto, algumas prefeituras sinalizaram que devem ter mudanças nos próximos dias.

No que se refere à rede particular, das 54 cidades ouvidas pelo g1, 19 não possuem escolas privadas. Das 35 que tem esse tipo de empreendimento, 25 (71,42% do total) estão com aulas 100% presenciais. Outras nove no sistema híbrido e uma em regime escalonado de turmas.

Informações G1 Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Arauco reforça compromisso socioambiental com ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto em Inocência

Arauco reforça compromisso socioambiental com ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto em Inocência.

Vem aí a 10ª Copa Osmar Dutra de Futebol Society em Três Lagoas

Competição começa em 7 de dezembro e promete reunir 20 equipes em disputas emocionantes.

SEJUVEL abre inscrições para a 2ª etapa do Circuito de Corrida “Cidade das Águas”

Prova será realizada no dia 29 de novembro, na Cascalheira, com modalidades de corrida 5K e caminhada 3K inscrições são gratuitas e limitadas. A...