27.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

Ex-ministro chinês é expulso do Partido Comunista por corrupção

Internacional – 28/05/2012 – 10:05

O Partido Comunista da China expulsou dos seus quadros o ex-ministro de Ferrovias Liu Zhijun, suspeito de envolvimento em crimes econômicos, disse a imprensa estatal na segunda-feira.

Liu, segundo a agência estatal Xinhua, será agora investigado por autoridades judiciais devido à suspeita de ter recebido propinas e abusado do seu cargo para ajudar o presidente de uma firma de investimentos a obter um “enorme lucro ilegal”.

“Ele é um degenerado”, disse a Xinhua. “Tem uma grande responsabilidade de liderança pelos sérios problemas de corrupção vistos no sistema ferroviário.”

A ampla rede ferroviária chinesa enfrenta nos últimos anos problemas como fraudes, desperdícios e endividamento excessivo para a construção de novas linhas de trens-bala. No ano passado, um acidente entre dois trens de alta velocidade matou 40 pessoas.

Neste mês, o governo anunciou a abertura do sistema ferroviário a investimentos privados numa escala inédita.

Liu foi demitido em fevereiro de 2011, por causa de “sérias violações disciplinares”. Ele havia passado uma década comandando os investimentos no setor. Ele pode ser condenado a uma longa pena de prisão, ou à morte.

Fonte: Bol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três-lagoense é encontrado morto em residência de Água Clara

Vítima, identificada como Luiz Ricardo da Silva Santana, de 33 anos, era natural de Três Lagoas e completaria 34 anos nesta quarta-feira.

Justiça autoriza saída temporária de fim de ano para 77 detentos da Colônia Penal de Três Lagoas

Benefício, previsto na Lei de Execução Penal, vale de 24 de dezembro a 8 de janeiro e segue critérios rigorosos de conduta e fiscalização.

Nova lei reorganiza a carreira da polícia no Poder Judiciário

Norma redefine cargos, garante porte de arma e enquadra a atividade como apoio especializado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na sexta-feira, 19...