24.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro, 2025

Abadiânia, GO, é uma das cidades com mais lixo acumulado, diz IBGE

Geral – 25/05/2012 – 13:05

Abadiânia, em Goiás, é uma das cidades do país com maior percentual de lixo acumulado no entorno dos municípios, segundo estudo divulgado nesta sexta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O estudo foi realizado em 96,9% dos domicílios urbanos durante a pré-coleta do Censo 2010, com o objetivo de conhecer a infra-estrutura urbana brasileira. Abadiânia fica a cerca de 115 km de Brasília e a 78 km de Goiânia e ficou famosa por ser a cidade do médium João de Deus, que neste ano recebeu uma visita da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey.

Segundo os dados do IBGE, levando em conta todos os municípios do país, Abadiânia está em 7º lugar entre as cidades que mais possuem lixo acumulado ao redor dos domicílios: 50,3% do entorno deles possuem esse problema.

A equipe de reportagem do G1 percorreu Abadiânia nesta quinta (23) e constatou que o grau de acúmulo de resíduos aumenta conforme a distância da praça central da cidade. Nas ruas próximas à prefeitura e ao fórum, quase não há lixo e entulho acumulado. Já nas vias mais afastadas, foram encontrados sacos de lixo, resíduos queimados e restos de material de construção.

A Prefeitura contesta a pesquisa e diz que os dados não estão de acordo com a realidade. “O IBGE está redondamente equivocado, isso não existe. [O instituto] deve ter feito a pesquisa em outra cidade. A coleta de lixo é feita diariamente em toda cidade com dois caminhões compactadores e dois que recolhem o material de varrição”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Turismo, José Augusto Taralovo.

Moradora de Abadiânia há 31 anos, a fisioterapeuta Elivone Daguia Reis afirma que a coleta de lixo e entulho funciona corretamente. “A coleta não é deficitária, mas são os próprios moradores que não se incomodam de jogar lixo na rua. É uma questão cultural mesmo, assim como tem muita gente que ateia fogo em lixo.”

Taralovo diz que todo o material coletado nas ruas é levado para um aterro sanitário fechado, com controle de emissão de gases e chorume. “Nós não temos catadores. Todo o lixo e compactado e depois coberto com terra, não temo um lixão aberto, como é o caso de outras cidades, como Brasília.”

“A gente tem, inclusive, o cuidado de recolher o lixo nas margens da rodovia [BR-060] três vezes por semana. Esses dados não são corretos”, diz o secretário de Meio Ambiente.

Nos outros itens analisados pelo IBGE, a cidade goiana foi bem avaliada. Abadiânia tem 73,2% dos domicílios com iluminação pública em suas proximidades e apenas 0,8% das casas possuem esgoto a céu aberto ao redor.

A cidade também tem percentual de arborização de 77,6% e mais de 85% das vias são pavimentadas. São números acima da média, mas inferiores aos da capital do estado, que foi eleita a cidade mais arborizada do país (89,5%) e com uma das melhores estruturas urbanas.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avistamento de lobo-guará em fazenda da Eldorado Brasil mostra integração entre florestas plantadas e fauna silvestre

Avistamento de lobo-guará em fazenda da Eldorado Brasil mostra integração entre florestas plantadas e fauna silvestre.

Comissão de Segurança aprova projeto de Marcos Pollon que autoriza construção de estandes de tiros particulares vinculados à pessoa física

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3827/2025, de autoria do...

Coordenadora de Telessaúde destaca avanços da saúde digital em MS

Rosângela Dobbro reforçou que programa amplia acesso a especialistas, reduz filas e fortalece a atenção primária em todo o Estado.