17.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Chávez defende diplomata venezuelana expulsa pelos EUA

Internacional – 10/01/2012 – 19:01

O presidente Hugo Chávez culpou “contrarrevolucionários” pela expulsão de uma diplomata venezuelana dos Estados Unidos, na última contenda entre Washington e seu inimigo mais proeminente na América Latina.

O governo do presidente Barack Obama ordenou que a cônsul-geral da Venezuela deixasse Miami no último final de semana, depois que a rede de televisão Univisión divulgou que ela havia, no passado, discutido ciberataques contra os Estados Unidos com diplomatas cubanos e iranianos.

Mas Chávez, dando a primeira resposta de seu governo ao caso na noite de segunda-feira, disse que a medida contra Livia Acosta Noguera foi “arbitrária e injustificada”.

A inteligência venezuelana sabia que isso iria acontecer e a manteve em Caracas desde dezembro, acrescentou ele, durante uma coletiva de imprensa com o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

“Ela é uma profissional digna, atacada, caluniada e demonizada por esse grupo de extremistas nos Estados Unidos e, agora, pelo governo de Barack Obama”, disse.

O governo da Venezuela diz que exilados do país – que estão sediados no estado da Flórida nos EUA e se opõem ao governo socialista de Chávez – estão influenciando a política norte-americana para Caracas.

“Eles são contrarrevolucionários, não todos eles, mas um pequeno grupo… da ultradireita”, disse, prometendo em breve uma resposta formal à expulsão.

“É outra demonstração da arrogância ridícula do império”.

A última de uma longa lista de contendas diplomáticas entre Venezuela e Estados Unidos durante os 13 anos de Chávez no poder acontece em um momento delicado, durante a visita do líder iraniano à região.

O governo norte-americano está aumentando a pressão sobre o Irã por conta de sua política nuclear e pediu aos países aliados que diminuíssem as relações com Teerã.

Mas Chávez e os governos da Nicarágua, Cuba e Equador – todos de esquerda e que também recebem a visita de Ahmadinejad nesta semana – rejeitam a pressão norte-americana e estão transformando a visita em um show.

Apesar de suas diferenças políticas e ameaças passadas de interrupção de comércio, a Venezuela, membro da Opep, continua sendo um dos principais fornecedores de petróleo dos EUA, criando uma dependência econômica mútua que parece triunfar sobre diferenças ideológicas.

Fonte: MSN

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas tem 213 vagas de emprego disponíveis nesta segunda

Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul oferta 3.589 vagas em todo o Estado, sendo mais de 200 oportunidades somente em Três Lagoas

Segunda-feira(7) será de tempo estável e temperatura amena em Três Lagoas

Com mínima de 13°C e máxima de 28°C, a segunda-feira (7) será de sol e céu limpo durante o dia, com aumento de nuvens à noite; umidade do ar varia entre 44% e 83%, sem previsão de chuva.

Polícia Militar realiza abordagem em tabacaria alvo de denúncias no bairro Ipacaraí

Ação ocorreu na madrugada de domingo após reclamações de perturbação e manobras perigosas A Polícia Militar de Três Lagoas realizou uma ação de fiscalização na...