25.2 C
Três Lagoas
sábado, 18 de maio, 2024

Comissão de saúde da Câmara visita hospital Auxiliadora

Os vereadores Sirlene Pereira, doutor Issam Fares e Marisa Rocha, integrantes da Comissão Permanente de Saúde, participaram de reunião e visita técnica, no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, na manhã desta sexta-feira (3), para conhecer a realidade e demandas da instituição. Eles solicitaram a visita e foram recebidos pela direção e corpo administrativo.

Foram apresentados os investimentos realizados nos últimos anos, a evolução no tipo e na quantidade de atendimentos, assim como situações que ainda necessitam de investimentos, como o término da construção de um novo centro cirúrgico. Foi explicado que os equipamentos já estão comprados, devendo ser entregues no próximo mês, porém as instalações estão inacabadas e não há recursos previstos para isso.

A necessidade de habilitação do serviço de UTI Neonatal e de montar a estrutura para este serviço também foi apresentada entre as demandas. Os administradores ainda discorreram sobre estudos e projetos para implantar serviço de radioterapia no setor oncológico, sobre a situação da tomografia, retomada das cirurgias eletivas e desativação gradual de leitos para COVID-19.

Segundo os gestores, 86,7% dos atendimentos, em 2020, foram feitos pelo
Sistema Único de Saúde (SUS), a gestão é participativa, com 21 grupos diferentes atuando, e a visão para 2025 é ser um centro de excelência hospitalar de alta complexidade. Os vereadores percorreram alguns setores do hospital, como o novo Centro de Terapia Intensiva, que está em fase de aprovação pela Vigilância Sanitária. Com sua ativação, o hospital, com atuais dez leitos de UTI geral, passará a contar com 30, sendo 20 para convênio. Também visitaram a maternidade, setor de compras, e fizeram passagem pela parte externa das unidades de COVID-19 ainda em funcionamento.

Os vereadores destacaram que, durante o pico da pandemia, a Câmara Municipal destinou recursos para a abertura de novos leitos, sendo um total de 50, o que auxiliou o atendimento aos contaminados.

Durante a reunião, foi informado, aos administradores do Hospital, que a Câmara decidiu repassar R$ 1,5 milhão, provenientes de economias internas da atual gestão, para zerar as cirurgias de ouvido, nariz e garganta, auxiliando o mutirão de cirurgias eletivas que será conduzido pelo município nos próximos meses.

Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Alfabetização alcança 94% em Mato Grosso do Sul, mas educação ainda é gargalo para indígenas

Dados do Censo 2022 mostram avanço na taxa de alfabetização do Estado, mas com déficit em recortes por raça.

Adolescente é apreendido pela segunda vez por agredir e ameaçar familiares em Brasilândia

Menor chegou até mesmo a ameaçar os policiais de morte, quando saísse da UNEI.

Reajuste dos servidores do Estado deve ser pago em junho

O aumento de 3,73% foi aprovado nessa quinta-feira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por maioria de voto, mas ainda vai para uma segunda votação.