23.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

Trabalhadores rurais ocupam sede do Ministério da Fazenda

Geral – 23/05/2012 – 11:05

Grupo de manifestantes quebrou o vidro de entrada e reivindica medidas para socorrer produtores dos efeitos da estiagem no Sul

Dezenas de trabalhadores rurais invadiram a sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, na manhã desta quarta-feira para reivindicar a adoção de medidas para socorrer produtores rurais que enfrentam problemas com a estiagem na região sul do país.

Um grupo dos manifestantes, que ocuparam o prédio antes das 7h, continuava no local no meio da manhã, impedindo o acesso de servidores e autoridades ao edifício. Os trabalhadores também quebraram o vidro da entrada exclusiva do ministro Guido Mantega.

Segundo a polícia, há cerca de 150 manifestantes, sendo que a metade está do lado de fora do prédio e o restante no prédio. De acordo com a entidade que representa os trabalhadores, o número de ocupantes é maior, estimado em cerca de 300 pessoas.

Os trabalhadores rurais ocuparam o Ministério da Fazenda para reivindicar a adoção de medidas, como parcelamento de dívidas e crédito rural, destinadas a socorrer produtores rurais da agricultura familiar que enfrentam problemas com a estiagem na Região Sul do país. O movimento é liderado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Ftraf).

Várias viaturas da Polícia Militar ocupam as vias próximas à sede do Ministério da Fazenda na tentativa de evitar maiores incidentes. No entanto, a retirada dos ocupantes do prédio terá que ser feita pela Polícia Federal.

Segundo informações da PM, a desocupação já está sendo negociada pela Polícia Federal. Até o momento, no entanto, não há perspectiva de retirada dos ocupantes. A assessoria da Fazenda ainda não sabe se vai dar para o ministro trabalhar em seu gabinete ou se ele vai ter que despachar em outro lugar. O chefe de gabinete de Mantega, Marcelo Fisch, recebeu do ministro a incumbência de negociar com os manifestantes.

Alguns integrantes da equipe técnica do ministro da Fazenda, Guido Mantega, tentaram na manhã desta quarta-feira entrar no prédio, mas foram impedidos pelos manifestantes que ocupavam as duas entradas principais na área interior do prédio.

Fonte: iG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inocência recebe ações integradas para fortalecer saúde mental e atenção às populações vulneráveis

Iniciativa do programa MS Estado Saudável intensifica qualificação profissional, reorganização da rede de saúde e cuidado humanizado no município O município de Inocência recebeu, nos...

Polícia Civil recupera motocicleta roubada e identifica suspeito em Três Lagoas

Veículo foi localizado no Centro da cidade após investigações da SIG com apoio do Núcleo Regional de Inteligência A Polícia Civil de Três Lagoas recuperou,...

REFIS 2025 entra na última semana com até 80% de desconto em multas e juros

Emerson Barbosa, diretor de Tributação destaca oportunidade para regularização de dívidas durante entrevista à Caçula FM nesta terça-feira, 16.