28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Câmara aprova proibição do uso de tubos de plástico para servir ketchup e mostarda

Política – 22/05/2012 – 16:05

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, nesta terça-feira (22), o Projeto de Lei 3484/00, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que proíbe o uso de tubos flexíveis plásticos ou quaisquer recipientes de uso coletivo para servir ketchup, mostarda, maionese e molhos condimentados nos restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, ou quaisquer outras instalações que sirvam alimentos.

A justificativa é que esse tipo de recipiente coletivo pode oferecer riscos à saúde dos consumidores, uma vez que nem sempre é possível garantir a higiene e verificar a validade do produto utilizado. O projeto determina que esses produtos sejam servidos, obrigatoriamente, em embalagens individuais e descartáveis e estampem com nitidez os ingredientes utilizados, a data de fabricação e o prazo de validade.

A relatora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), votou pela constitucionalidade e juridicidade da proposta. “O projeto não apresenta qualquer vício, quando atribui o exercício da fiscalização às autoridades estaduais e municipais”, disse. Pelo texto, o descumprimento das regras impostas implicará em advertência e multa. Agora a proposta deverá ser votada no Plenário da Câmara.

Fonte: Bol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação reforça fiscalização no transporte rodoviário durante o Carnaval em MS

Ação da agência estadual intensifica monitoramento em estradas e terminais para garantir segurança dos passageiros

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 72 milhões no próximo sorteio

Apostas de Mato Grosso do Sul são premiadas na quadra, incluindo ganhadores em Três Lagoas O concurso 2.923 da Mega-Sena, sorteado na noite de sábado...

Novas regras ampliam segurança do Pix e Senado analisa lei para combater fraudes

Medidas do Banco Central incluem bloqueio automático após denúncia de golpe, enquanto projeto prevê recuperação mais rápida de valores Entraram em vigor neste mês novas...