29.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 30 de janeiro, 2026

Com pandemia e tempo seco, doações caem e Hemosul fica em alerta com baixo estoque

A pandemia e o tempo seco têm atrapalhado as doações em Mato Grosso do Sul. O Hemosul está em alerta para o baixo estoque de sangue e pede que a população pratique o ato de doar. Nesta época do ano, quando há ‘friozinho’ e baixa umidade do ar, as pessoas acabam desanimando e a queda nas doações chega a 70%. 

De acordo com o Hemosul, outro fator que acaba atrapalhando as doações é a campanha de vacinação contra o coronavírus, já que os vacinados ficam temporariamente desabilitados de doar sangue. 

“Nós sentimos essa queda nas doações todos os anos nesses meses de temperaturas mais baixas. Com a pandemia ficou ainda mais crítico, pedimos o apoio de toda a população do estado para que procurem os bancos de coleta e faça sua doação. A cada bolsa doada podemos salvar até quatro vidas e precisamos da ajuda de vocês para continuarmos ajudando aqueles que precisam”, apela a Coordenadora Geral da Rede Hemosul Marli Vavas.

Todas as tipagens sanguíneas são bem-vindas, em especial, O+ que está apenas com 39% do estoque estratégico; já o O – com apenas 29% ; B + com 30% do estoque. Para fazer sua doação é preciso estar com documento oficial com foto; estar em boas condições de saúde, não estar gripado, doenças respiratórias ou com infecções; estar bem alimentado e hidratado. Também é preciso ter entre 16 e 69 anos  e pesar no mínimo 55 quilos.

Me vacinei, e agora? De acordo com o Hemosul, quem já tomou a vacina contra a Covid-19 precisa esperar para fazer sua doação. Os vacinados com a Coronavac devem esperar 48 horas e quem for vacinado com a Pfizer, Astrazeneca ou Janssen o prazo é de 7 dias.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em ação da Força Tática

Foram encontradas algumas porções de crack e alguns objetos ligados à comercialização de entorpecentes

“Da dor nasceu um espaço de amor e respeito”, descreve Diógenes Marques sobre o ‘Mata Cascalheira’

Empresário contou como o diagnóstico do filho inspirou a criação de um dos principais espaços de ecoturismo inclusivo de Três Lagoas

Casal suspeito de matar “Tuca” com golpe de faca é preso pela Polícia Civil em Três Lagoas

Vítima foi encontrada morta dentro de casa no bairro Quinta da Lagoa, onde crime é investigado como homicídio duplamente qualificado