15.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Cidades de MS dispensam doses por já terem vacinado 100% com a 1ª dose contra covid-19

Os novos lotes de vacinas contra Covid que chegaram nesta quarta-feira (4) serão divididos apenas entre 54 municípios de Mato Grosso do Sul. As outras 25 cidades não receberam vacinas, pois já completaram a meta de 100% da população com mais de 18 anos vacinada com a 1ª dose, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Resende pontuou que pelas cidades já terem atingido a meta e as doses das remessas mais recentes serem destinadas apenas para D1 (primeira dose), estes municípios deverão receber novas doses em outros lotes, “quando for necessário finalizar o esquema vacinal com a D2 (segunda dose)”.

Dentre as cidades que não vão receber a vacina estão as 13 que participaram do “cinturão de imunização”, estudo científico que imunizou a população de municípios fronteiriços com a vacina da Janssen (dose única). As cidades que participaram do estudo são:

  1. Mundo Novo;
  2. Japorã;
  3. Sete Quedas;
  4. Paranhos;
  5. Coronel Sapucaia;
  6. Aral Moreira;
  7. Ponta Porã;
  8. Antônio João;
  9. Bela Vista;
  10. Caracol;
  11. Porto Murtinho;
  12. Corumbá;
  13. Ladário.

Além dos municípios na região de fronteira, outras 12 cidades não fazem parte da partilha das vacinas contra Covid, são elas:

  1. Amambai;
  2. Juti;
  3. Sidrolândia;
  4. Corguinho;
  5. Douradina;
  6. Jaraguari;
  7. Iguatemi;
  8. Miranda;
  9. Laguna Carapã;
  10. Itaporã;
  11. Terenos;
  12. Tacuru.

O secretário adiantou que as cidades que já terminaram a meta de imunização de 100% da população com mais de 18 anos só receberão vacinas para iniciar a campanha dos menores de idade (sem comorbidades) quando alcançarem 60% da população com o ciclo vacinal completo.

Resende explicou que a vacinação de menores de idade sem doenças pré-existentes terá uma série de definições para ser iniciada nos municípios de Mato Grosso do Sul. “Para a imunização dos menores acontecer na cidade, o município deverá atingir as metas de vacinação com a D1 em 90% da população, e 60% da D2”.

“Nós trabalhamos e peço diariamente para que os secretários não deixem doses nas geladeiras. Vacina é no braço! Nosso estado tem sido vanguarda na imunização e não podemos descansar”, finalizou Resende.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cultura indígena ganha forma em argila em escola do distrito de Arapuá, em Três Lagoas MS

Atividade prática com alunos do 6º ano une expressão artística, tradição dos povos originários e valorização da identidade regional

A Rua é Nossa terá uma programação de Diversão e Cultura em Três Lagoas

Com programação gratuita e voltada para todas as idades, o evento “A Rua é Nossa” transforma a orla da Lagoa Maior em um espaço de lazer, cultura e inclusão, com destaque para a contação de histórias do projeto infantil “Em Cada Conto”.

“Cinema nos Bairros” será realizado no Guanabara nesta sexta (04)

O filme "Encrenção" será exibido de forma totalmente gratuita