27.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 11 de novembro, 2025

Governo deve ampliar crédito para reforma e construção

Economia – 21/05/2012 – 10:05

 O governo deve acelerar a oferta de financiamento para construção, reforma e ampliação de imóveis residenciais a fim de aquecer a economia, informou à Reuters nesta sexta-feira uma fonte ligada à área econômica.

Entre as medidas que devem ser divulgadas na próxima semana, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciará linha de crédito para pessoas físicas comprarem material de construção de até 20 mil reais, a juros de 12 por cento ao ano e prazo de pagamento de até 120 meses, informou a fonte.

A linha de crédito para construção e reforma foi criada no início do ano com a previsão de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mas não saiu do papel.

Mantega se comprometeu com os empresários do setor a resolver os entraves que faltam para que os recursos cheguem aos consumidores. Essa ação para tornar os recursos disponíveis abrangerá a Caixa Econômica Federal.

O governo também deve anunciar ampliação dos itens da construção civil beneficiados com a redução do Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI). Atualmente, fazem parte da isenção e redução do tributo itens como cimento, areia, brita e cal, e podem ser incluídas a essa relação materiais de acabamento, entre eles porcelanatos e louças.

Mantega poderia revelar ainda outras medidas de estímulo ao crédito, segundo informou outra fonte do governo que não quis especificar quais seriam as ações.

Estaria na mesa do ministro a redução da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de crédito acima de um ano, segundo havia dito na quarta-feira um técnico da equipe econômica. Tais operações são taxadas em 2,5 por cento e seriam reduzidas para 2,0 por cento ou menos.

O estímulo ao consumo mostra o tamanho da preocupação do governo com a queda no nível da atividade econômica, de acordo com um técnico da equipe econômica. No final do ano passado, esperando um estímulo às compras, o ministro da Fazenda anunciou uma série de ações: além do IOF, a redução do IPI para linha branca.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Espetáculo “Sombras da Alma” promete emocionar o público em Três Lagoas

Cia. de Teatro Arte Urbana apresenta peça no Grupo Assistencial Espírita “A Candeia” no dia 15 de novembro, às 19h, explorando as profundezas do interior humano e as emoções mais intensas.

Força Tática invade casa após denúncia e descobre macaco mantido ilegalmente no Novo Ipanema

Operação mobilizou Conselho Tutelar e Polícia Militar Ambiental após flagrante de abandono de incapaz e crime ambiental.

Lideranças indígenas de MS ameaçam bloquear rodovias contra possível exoneração de coordenador da Funai

Representantes protestam contra a saída de Elvis Terena e prometem mobilização em caso de demissão